A Minha Filosofia

Eu ficarei para sempre com o que disse Zoroastro, grande sábio persa do século VI a.C., que resumiu o que é estar no caminho correto em apenas uma singela frase:

"BONS PENSAMENTOS, BOAS PALAVRAS, E BOAS AÇÕES."

Quero fazer deste princípio o meu viver, incorporar em tudo o que sou a essência desta visão tão simples, para conseguir estar bem com o mundo e comigo mesmo antes de qualquer coisa.

lunes, 16 de febrero de 2009

Os Outros


Recebi este selo do blogue do Silas. Obrigado Silas!
Agora, meus poucos e bons leitores, gostaria de compartilhar com todos vós um parágrafo que eu li na coluna do escritor Millôr Fernandes, na revista Veja, de 4 de Fevereiro de 2009, ed. 2098, pág. 28. Imagino que muitos de vocês já devem conhecer o Millôr. Lá vai:
"A humanidade é muito mais feliz do que os intelectuais descrevem. A tragédia é apenas um ou outro momento da história, em um ou outro pedaço da geografia. Num instante menor de uma vida humana. Tem gente que nasce, vive 70 anos e morre sem o gozo e a glória de um instante dramático."
Oh, meus leitores! Não vim aqui nem pra concordar nem pra discordar do senhor Millôr. O que quero é propor uma reflexão.
Sabemos que tudo de ruim que acontece, seja guerra, miséria, apartheids e crises económicas, quando acontece, não afecta a todos, nem dura para sempre. O que é que é eterno, senão Deus? Mas estar distante no tempo ou no espaço daqueles que estão a penar não significa que não temos nada a ver com o sofrimento deles. Um brasileiro pode e deve conhecer a história do Holocausto dos judeus na Alemanha nazista, mesmo isto tendo acontecido a tanto tempo, e tão longe daqui, pois é um exercício de cidadania. Uma pessoa que não está no Sudão, onde agora todo o mundo assiste indiferente a mais um genocídio, lá na região do Darfur, essa pessoa tem que saber que tem sim sua parcela de culpa, ainda que mínima, no sofrimento daqueles inocentes. A nossa tranquilidade sempre será egoísta se não se preocupar igualmente na tranquilidade do outro, e pouco importa se ele está a um ou a milhares de quilómetros daqui.
Hoje são eles. Quem garante que amanhã não seremos nós?

12 comentarios:

Socrates daSilva dijo...

Excelente pensamento!

Madame Poison dijo...

Mas ainda há pessoas que acham que a História é inútil.

Anónimo dijo...

Sempre gostei de História e história, devemos conhecer de tudo e, se possível ter todas as experiências... Abraço e sucesso. (http://odval.fotoblog.uol.com.br)

ElviS dijo...

E ai cara.
Vi que voce havia passado em um de meus blogs: http://escrit-elvis.blogspot.com/
No entanto, esse não esta mais em uso. Da uma passadinha nesse: http://notasdedesvelo.blogspot.com/
Esse esta em uso.
Tambem gostaria de dizer que seu blog é muito show, parabens, adorei os posts e vejo pelos comentarios que não sou o unico XD
Parabens!
Abraço

Marcela dijo...

Obrigada pela visita!!
Bjs

jorgeferrorosa dijo...

Vim ao teu cantinho dar uma olhada. Lindo. Gostei do que por aqui vi. Deixo-te um abraço e bons escritos.
JOrge

efa dhaex dijo...

Pra ser sincero eu não me incomodo muito com o que acontece do outro lado do mundo, embora eu tenha admiração por aqueles que fazem alguma coisa pra mudar os erros e atrocidades em geral... Não sei, que poderei eu fazer pelos milhões de necessitados que a cada dia tomamos conhecimento, e que parece aumentam cada vez mais? Acho que só me resta escolher, sobretudo entre os mais próximos, aqueles que poderei de alguma forma ajudar. É o que eu faço e é o que me consola...

Fragmentos Repartidos dijo...

Desde já deixo aqui o meu obrigado pelo comentário no meu blog.

É sempre bom quando há esse tipo de partilha de pensamentos. Por vezes dou por mim a pensar exactamente nessa contextualidade dos acontecimentos e da nossa condição como seres humanos e como pessoas no sentido individual da palavra. Uns estão na maior ou parece que vivem num mundo à parte, no entanto, noutro local que muitas vezes só conhecemos através da TV, vemos que as coisas estão a ser suficientemente dramáticas para até termos dificuldades em capacitar-nos que aquilo é real, que não é um filme ou ficção. Surge o sentimento de impotência e fragilidade, não esquecendo a tristeza.

Um abraço.

Thaís P. dijo...

Caro Abdoul Hakim, sinto-me feliz por vc ter passado pelo meu Viver, pois assim pude conhecer seu Blog e partilhar Tb das suas reflexões.
Para mim é um prazer enorme fazer parte dos seus poucos e bons leitores.
Meu blog é feito de sonhos,mas, tb tenho os pés na realidade, sei que ela é dura!
Achei excelente essa postagem e toda a reflexão que vc tras com ela, é de uma humanidade tamanha.
Infelizmente não são todos que pensam assim, é triste mas vivemos numa sociedade onde cada um só se preocupa com a sua vidinha.
Enquanto permanecemos calados isso não mudará.
Parabéns pela sua iniciativa.
Tudo de bom.

Ana Paula Torres dijo...

Tem troféu lá no meu blog pra você!!!

beijinhus

Amanda dijo...

botei um selo pra voce no meu blog, se quiser, passa la e pega mais um selo pra sua coleçao

Eugenia Pura e Simplesmente dijo...
Este comentario ha sido eliminado por el autor.