A Minha Filosofia

Eu ficarei para sempre com o que disse Zoroastro, grande sábio persa do século VI a.C., que resumiu o que é estar no caminho correto em apenas uma singela frase:

"BONS PENSAMENTOS, BOAS PALAVRAS, E BOAS AÇÕES."

Quero fazer deste princípio o meu viver, incorporar em tudo o que sou a essência desta visão tão simples, para conseguir estar bem com o mundo e comigo mesmo antes de qualquer coisa.

viernes, 17 de abril de 2009

O Passado já não é mais Preto e Branco

Saiu no Le Monde Diplomatique Brasil de março:

"Terça-feira,17 Março 2009 in 1 | by Carolina Gutierrez -
Fotos coloridas do Terceiro Reich são disponibilizadas na internet
A rede social Café História revelou, no artigo “As cores do Nazismo”, que Hitler e os principais líderes nazistas não foram fotografados somente em preto e branco. Os ‘cliques’ coloridos eram raríssimos na época, mas existem. Mas donde brotaram tais fotos?Segundo o artigo, elas pertencem ao arquivo privado da revista americana LIFE. Caiu na rede, é para se mostrar.
E apesar do estranhamento que causa ver que Hitler e seus carrascos eram pessoas coloridas, vale a pena dar uma conferida."


Caros leitores, estou cá eu, neste lindo dia de frio (pelo menos aqui em São Paulo), para propor uma reflexão obre o passado, que, como eu já disse, já não é mais preto e branco. Agora, está com novas cores. Na mesma matéria, que eu encontrei na Internet, consta o seguinte cometário, feito pela leitora Aridne Jacques, 11 dias depois:
"Sábado,28 de Março de 2009, às 2:29 pm
Ariadne Jaques -
Para que publicar fotos coloridas desse episódio histórico terrível para a Alemanha, para os judeus, para os ciganos, russos e tantos outros pelo mundo afora? Estão querendo dar mais e bons argumentos ao bando dos neoloucos? Só queria compreender as razões.
Ariadne"


Qual seria a resposta mais adequada à pergunta de Ariadne, senão dizer que, revivendo o que se passou, fica mais fácil de se aproximar dele? Pois nós precisamos manter o passado vivo, preservar sua memória. Se o nazismo foi um episódio vergonhoso da história da Humanidade, traumático, é importante lembrar. O recurso das fotos em cores só vem a ajudar. No futuro, não parecerá apenas mais uma lembrança distante e irreal.
Eu vi as fotos, que são quatro, e elas até me lembram imagens de filmes e documentários que já havia tido a oportunidde de ver antes. São muito boas.O Le Monde Diplomatique está de parabéns pela iniciativa de divulgar esta relíquia da nossa História. Nossa! Porque é de todos os povos, não apenas dos que passaram por ela.
Quando nos habituarmos a pensar naquilo que já é passado como coisa morta, ele poderá voltar. Não esquecer!

Je vous embrasse. Au revoir.

24 comentarios:

Daniel C.da Silva dijo...

Olá

percebo a pergunta da Ariadne, mas concordo com a tua resposta.

Abração

Daniel

Li dijo...

O mal é colorido também, né? Estranho perceber que as cores que tem o mal, tem no bem... o que faz a diferença entre eles, é a intenção e a atitude.
Um lindo final de semana para você, "sumido" amigo!

Francisco dijo...

Dependendo do personagem, fotos em cores, ou preto e branco, não fazem muita diferença.
Como fã assumido dos Beatles, me acostumei, lá no início de tudo, a vê-los em preto e branco.
Eu nem imaginava que John Lennon era ruivo e tinha olhos claros...mas nunca me importei.
Quanto à Hitler...!!
Um abraço.

Nathália E. dijo...

É exatamente por pensamentos assim, de querer esquecer o passado, que algumas coisas voltam a acontecer.

Quanto mais se falar sobre um assunto, detalhar suas curiosidades, enfim... Explorá-lo ao máximo, é que poderemos evitar vergonhas futuras.

Beeijo!

gloria dijo...

o holocausto não teve apenas duas cores: preto e branco. Teve o sangue vermelho derramado, o amarelo do medo, o verde da esperança e vontade de vida dos judeus, o azul de tantos amores e afetos que candeciaram os dias marcados pelo frio e dor dos campos de concentração. A tragédia é de todas as matizes. bjs

Sonia Schmorantz dijo...

Colorido ou não, vale pela tecnologia mas a história não muda,mesmo que se mude a sua cor.
Uma bela reportagem.
abraços e bom final de semana

Brid dijo...

A pergunta em inglês dizia "Porque é que as pessoas usam oculos de sol no metro?" xDD

Nunca esquecer o passado, para que não cometamos os mesmos erros no futuro. Fotos a preto e branco ou a cores é indiferente para mim, desde que nós nunca esqueçamos o que já fomos e o que somos agora.

Beijinhos :D

UN VOYAGEUR SANS PLACE dijo...

Os comntários estão todos de parabéns!
Vale a pena ser lido por gente inteligente. A impressão que eu tenho é que, além de todos terem comigo uma certa amizade virtual, são todos meus amigos em potencial, pois posso ver que pensamos de modo semelhante, apesar de nossas diferenças.
Merci beaucoup, je vous embrasse avec plaisir.
Hakim.

Javier.S.H dijo...

Fotos e incluso un documental en color de tan odiado ser e ideal nacionalsocialista. Su fotografa particular Leni Riefenstahl 1902/2003 fué pionera con esos avances. No hay que olvidar el pasado para que no se repita en el presente, por suerte para todos estamos bién documentados sobre este tema. Un saludo amigo y gracias por tu visita.

Javier.S.H dijo...

El post de hoy está en parte dedicado a ti. Si crees que no es apropiado o deseas que lo quite por favor dimelo. Creo que es interesante que lo leas. Un saludo.

Thaís A. dijo...

Concordo com a respodta, muito boa :)

Javier.S.H dijo...

Por si no lo viste en mi pagina aqui te lo dejo también:

Tu español no es casi roto, es casi perfecto. Lamento muchisimo que te sientas así, todos en mayor o menor medida nos hemos sentido solos alguna vez pero no estás solo Abdoul, aquí me tienes. Ya se que no es lo mismo virtualmente que fisicamente pero quita esos pensamientos de tu cabeza por favor. De todo salimos más tarde o más temprano solo hay que luchar y no dejarse caer por el desanimo. No hay nada que perdonar y llorar es bueno, te desahogas amigo, con lo que yo he llegado a llorar se podria haber llenado una piscina. Arriba ese animo y aqui me tienes para lo que haga falta. Tus sueños se cumpliran ya lo verás.

Anónimo dijo...

oi, hakim!!
não, não consigo visualizar esses monstros em cores senão sóbrias...
abç
.

Anónimo dijo...

Estoy conociendo tu blog Abdoul. Es sorprendente: Escribís hermosas poesías, sabés varios idiomas (amo el francés), y tenés una gran sensibilidad. Y a pesar del blanco y negro que siempre mencionás, tu blog es muy colorido. Eso implica ganas de vivir y mucha esperanza.
Sos inteligente, joven y estás preparado para conseguir lo que quieras. Sólo date el tiempo que necesitás.
Te dejo un beso.

Anónimo dijo...

Perdón, en cuánto al color de las fotos del nazismo, estoy totalmente de acuerdo con tu respuesta.

Cor de Rosa e Carvão dijo...

Hakim, muito interessante esse post. Para quem trabalha na mídia, essa revelação é algo espetacular. Fotografia colorida e ainda do terceiro reich! Relíquia mesmo.

Ao mesmo tempo, analisando de forma emocional, passional, humana, tanto faz a cor ou o tom, se os atos cometidos já não podem ser alterados, se a maldade e o malefício são os mesmos?

Já sobre "neonazistas", não vai ser o conhecimento, a informação, e as revelações que poderão incentivar, fomentar atov vis nessa era. Isso já tá formado desde o berço e só se aprimora com o passar dos anos ou até o ser ganhar força física (ou adeptos as suas ideias doidas). Resumindo: tanto faz se é colorido ou preto e branco.

Já o debate das ideas foi um espetáculo!

Li dijo...

Tem selinho pra vc no meu Blog!!!

Lumenamena dijo...

O passado seja ele bom ou mau, merece ser lembrado. Só vai reavivar as memórias e, não interessa se fôr uma história traumática ou não, da Humanidade.
O colorido só vai ficar presente nas nossas memória, nossas sim!, porque é uma história que interessa a todos nós.
Muito interessante teu artigo!

Abraços!

Ju dijo...

"Hitler e seus carrascos eram pessoas coloridas"
até parece metáfora, né? mas a vida tem cor, tem forma, tem cheiro... e infelizmente a vida real tem terror também.
beijos, gostei muito do post!

. fina flor . dijo...

seja como for, ele continua neeegro nesse aspecto, né?

beijos, dear

MM.

UN VOYAGEUR SANS PLACE dijo...

Merci a tous pour votres regardes.

Elaine Gaspareto dijo...

Olá!
Sabe que eu sempre digo isso? Que é importante não esquecer. Jamais. E não é por ser colorida que a foto minimiza o horror; ao contrário, acho que até o intensifica por que o aproxima de cada um de nós. As pessoas que fizeram/ apoiaram/cooperaram com o nazismo eram gente como nós. Portanto, todo cuidado é pouco.
Em tempo: parabéns pelo blog.

_Gio_ dijo...

Ainda respondendo a Ariadne, eu acho que manter a lembrança presa em preto-e-branco não torna o passado menos doloroso.

E as fotos coloridas nos aproximam mais do real, nos fazem realmente sentir na pele e ver que foi verdadeiro, aconteceu... Assim não iremos querer repetir o que passou.

Daniel Savio dijo...

Cara, tem uma frase ótima para isso, que não conheçe o passado, está fardado a repeti-lo...

Infelizmente não conheço o autor, mas isso dá uma idéia que não devemos esquecer o passado, principalmente devido ao conhecimento que podemos obter.

Neste momento sempre lembro do conhecimento dos Astescas, Maias e etc que só temos frações devido a não conheçermos tão a fundo as história destes povos (parte de arquitetura e matematica era avançado até para os povos civilizados da Europa)...

Fique com Deus, menino Hakim.
Um abraço.