A Minha Filosofia

Eu ficarei para sempre com o que disse Zoroastro, grande sábio persa do século VI a.C., que resumiu o que é estar no caminho correto em apenas uma singela frase:

"BONS PENSAMENTOS, BOAS PALAVRAS, E BOAS AÇÕES."

Quero fazer deste princípio o meu viver, incorporar em tudo o que sou a essência desta visão tão simples, para conseguir estar bem com o mundo e comigo mesmo antes de qualquer coisa.

sábado, 23 de mayo de 2009

Não culpo ninguém

Esta imagem que vocês estão a ver aí é do túmulo de Saadi, um de meus poetas favoritos, que está em Shiraz, linda cidade do Iran, que eu infelizmente nunca chegarei a conhecer, a não ser que Deus tenha muita misericórdia de mim e me conceda essa graça, o que eu acho que Ele não vai fazer, pois deve ter coisas mais importantes a se preocupar.
Porque um de meus maiores sonhos sempre foi sair do país, e finalmente eu saí, vim aqui â Argentina e ainda estou em Buenos Aires, cidade fantástica da qual em poucas horas me terei de despedir. O motivo é a falta de dinheiro. Vim aqui atrás de uma ilusão plantada em meu coração de repente, por um amigo, mas eu nao tive como manter minha ilusão acesa. O motivo seria a falta de dinheiro, pura e simplesmente, embora também nao possa dizer que tive muita gente que estivesse disposta a me ajudar. E o pior é que que havia abandonado tudo em São Paulo. Agora que eu vou retornar, vou viver no meu estado, como uma pessoa bem comportada, sem mais sonhos e sem mais grandes esperanças. Agora sei o que é a vida, as pessoas dão mais valor ao ter do que ao ser, e, assim, quem não tem dinheiro nao é considerado como pessoa.

"Saiba que quem difama a outrém revela suas próprias faltas.
Se falas mal de alguém és pecador, mesmo se o que dissestes é verdade."
Está escrito no Gulistan (O Jardim das Rosas) de Saadi. Sendo assim, não critico quem deixou de me ajudar. Deus foi generoso comigo, enviou quem me ajudasse um pouco em meio à toda a miseria que eu passei aqui, e que talvez eu volte a passar lá no Paraná. Mas nao me arrependo: pelo menos eu tentei.

Só vou lamentar, e isso vale para todos os lugares onde eu passei, que ninguém tenha me tocado. Nunca ninguém me amou neste mundo. Eu vou tentar buscar isso agora, amor. Se eu encontrar um pouquino, já estará bom. Melhor o pouco do que o nada.
Me desejem sorte.
Carinhosamente, Hakime.

21 comentarios:

_Gio_ dijo...

Não desista dos seus sonhos, Hakim! Isso foi piegas, mas não tem nada de piegas o que vem a seguir: os sonhos não nascem prontos.

Não custa sonhar, querer, desejar. Mas custa planejar, arquitetar e se programar. Pra alcançar os sonhos, não basta se atirar ao vento certas horas; é preciso saber que pra que direção ele está soprando!

E amor, assim como os sonhos, está aí para ser buscado... Também não vai cair do céu (e a gente demora pra aprender isso)... Feliz ou infelizmente, temos que correr atrás dos dois, sempre!

Boa sorte na sua volta!
Gio

UN VOYAGEUR SANS PLACE dijo...

Eu correrei atrás, com certeza. Mas só do amor. Talvez eu encontre quem me ame, se eu procurar bastante, e com paciência. Já os meus sonhos, sei que eles foram destruídos como aspétalas de uma rosa que alguëm pisa depois de jogar no chão. Atrás de dinheiro não tenho paciência para correr, e é de dinheiro que se precisa para se realizar um sonho de conhecer o mundo, como o que eu tenho...
Não é pieguismo, meu caro amigo. sei que es verdadeiro comigo, mas entenda que a vida foi um pouco amarga comigo, pra não dizer coisa pior...
Será que eu fui ingênuo demais?

_Gio_ dijo...

Infelizmente, o mundo gira ao redor do dinheiro hoje e, para muitos sonhos, ele acaba sendo necessário. Agora, correr atrás de dinheiro não é questão de paciência: é necessidade. Mais do que se trabalhar no que gosta, a questão hoje é trabalhar para poder fazer o que se gosta! Pequena alteração, sutil diferença.

Não posso afirmar o que é teu sofrimento, visto que eu não sei o que tu passou. Mas uma coisa eu digo: a vida é cruel com todo mundo em algum comigo - e, particularmente, vem me passado algumas rasteiras ultimamente. Mas não por isso virarei comodista, e chamarei de ilusão meus sonhos... Ainda tenho muito para correr!

E tu me pergunta se foi ingênuo demais? Eu te respondo: é na ingenuidade que a gente mais aprende, e é sendo ingênuo que a gente aprende a não ser amargo com a vida, mesmo quando ela é amarga com a gente.

UN VOYAGEUR SANS PLACE dijo...

Concordo. Não quero ser amargo com a vida. Quero ser doce como sempre fui. Tenho medo que o tempo tire isso de mim, também! É a única coisa que eu tenho.

_Gio_ dijo...

E o tempo não vai tirar, se tu não te permitir mudar. Não mudar não significa cometer os mesmos erros do passado: é evoluir sim, mas sem perder a essência.

Quem tem alma de poeta, sente a dor mais à flor da pele mesmo =)!

Força!

Anónimo dijo...

Quero registrar sua presença no meu humilde "Somosdaselva". Muito legal suas palavras.

Você mesmo na sua jovialidade demonstra muita personalidade. Corra meu querido atras de seus sonhos, de seus desejos. Desistir dos sonhos! Por que desistir?

Quando puder, volte por lá!!!

Abs.

Francisco dijo...

Amigo Hakim!
Talvez vc não tenha se dado conta de uma coisa. Você é muito jovem, e decepções com fatos e pessoas, ainda vão ocorrer muitas em sua vida e na de todos nós.
Sei que quando a gente tá sem grana, frustrado e achando que nada mais vai dar certo, o que menos a gente quer é conselho. Já passei por isso, e sei bem!
Tenho a certeza que daqui há alguns anos, vc vai lembrar com saudade dessa experiência, e terá muito à contar. Pode me cobrar depois.
Um abraço forte!

Daniel Savio dijo...

Cara, isto está meio depressivo, só por que p seu sonho não se realizou hoje, não quer dizer que ele não vá se realizar...

Seja paciente e perseverante Hakim.

Fique com Deus, menino Hakim.
Um abraço.

Marcelo A. dijo...

Grande Hakim! Valeu pelo comentário lá no DIZ... Vim aqui retribuir a visita e seu blog também me pegou pelo pé! Rsrsrsrs!

Então quer dizer que fala de BsAs? Cara, eu simplesmente adoro essa cidade! O mais engraçado é que ainda ontem comentava sobre com uma amiga-blogueira (a Nat, do GAROTA PENDURADA, conhece?) sobre isso. Sorte sua. Curta BsAs por mim!

Em relação ao que li até aqui... Calma, rapaz! Tu ainda é um garoto... Eu tenho exatamente dez anos a mais que você, e posso garantir, não realizei um terço dos meus sonhos...

Vê se volta mais vezes. Eu voltarei...

Abração!

efa dhaex dijo...

Rapaz esse Deus... como pode v tanto acreditar? náo ha posibilidade disso em mim, é tão estranho...

eu penso em deus ("esse" escrevo em minuscula) e escrevo sobre ele, não quero mstra-lo agora

sua vida é rica cara, v preenche sua vivencia, isso é o q importa, o resto (amor, ódio...) são detalhes do coração

V é o que v sente, é o que v pensa; nada mais
Seja forte, é uma escolha

Abraços, obrigado pelas visitas

Anónimo dijo...

Eu estou contigo, longe, mas estou. E estou certo de que quando chegar a hora certa, quando chegar a pessoa que te mereça, tu saberás. Força, coração grande! Abraço!

Zeus dijo...

Olá Hakim,vim também conhecer a sua página e também gostei de tudo o que vi por aqui,principalmente deste seu otimismo e força de vontade.
Valeu pela visita amigo,seja feliz em sua busca por seus sonhos.

Lumenamena dijo...

Hakim, continua a ser a mesma pessoa que és, doce nas palavras e atitudes.
Correr atrás dos sonhos por vezes nos trazem muitas desilusões, não quero dizer com isto, que deixes de sonhar! Sonhar é saudável.
Um dia os teus sonhos se realizar-se-ão, e como todos os sonhos, é regado de novidades que fascinam, mexem com emoções adormecidas, e trazem de volta a emoção de viver, amar e recomeçar!
É um período difícil, em que os dias, as horas, os minutos e até os segundos são longos...
Constrói os alicerces, e SOBE! Nunca desista de ser feliz!

Um abraço

ivaniogb dijo...

O problema do poeta é ser sencivel. Tudo o impressiona e o atinje.
Foi Gilbran que disse: 'entre mil conhecidos acharas um amigo, guardá-o como um tesouro'.
Não deves misturar sonhos com realidade. Precisas realisar etapas realistas para alcançar o sonho.
O aprendizado custa caro, e cada vez que te derrubam procura erguer-te mais forte.A PAZ DO SENHOR ESTEJA CONTIGO - IVANIOGB

Anónimo dijo...

Olá Hakim!!
Muito boa sorte pra vc!
A vida é assim mesmo, fases ruins não duram para sempre!!
Só não perca sua fé em vc mesmo!
Abraço!

Unknown dijo...

Calma e paciência, não adianta coisas intempestivas tudo se resolve com calma. Como foi dito não desista dos sonhos eles nos fazem renascer. Você é jovem, nada de depressão a vida é pra frente, olhe em frente e sempre encontrará os horizontes, vivo tomando tombos,me levanto e sigo em frente. Se não tivesse levado um tombo a três anos, não teria este blog, não teria te conhecido, não estaria escrevendo isto hoje. A VIDA É UM ETERNO RECOMEÇO...Se não fosse assim seria muito chato.

Max Vozes dijo...

Então, Boa Sorte!
Você é jovem e o mundo o espera.
Abraços!

Prof. Israel Lima dijo...

Olha, Cheguei aqui, meio desconfiado, pois ainda não te conheço. Fui ficando, lendo e gostei.
Já esteou te seguindo e voltarei mais vezes.
Parabéns pelo belíssimo trabalho.

Tenha uma excelente semana.

Um abraço.

Brid dijo...

Ei! Não desistas nunca dos teus sonhos!! Senão vou aí a Buenos Aires dar-te na cabeça xDD

Sê forte, não deu agora mas dará um dia! Mas muito importante... não desistas nunca.

Força!

UN VOYAGEUR SANS PLACE dijo...

Vós todos nem podeis imaginar como Deus foi generoso comigo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Já estou bem melhor do que a dois dias atrás. Tenho certeza de que o futuro me revela aprendizado, e também grandes parcerias.
Logo logo volto a escrever.
Estou bem.
Obrigado a todos pela força!
Carinhosamente,
Hakim.

Unknown dijo...

Nuu q xique......
nao para nunk de sonhar pq so vc pode controla lo.....