A Minha Filosofia

Eu ficarei para sempre com o que disse Zoroastro, grande sábio persa do século VI a.C., que resumiu o que é estar no caminho correto em apenas uma singela frase:

"BONS PENSAMENTOS, BOAS PALAVRAS, E BOAS AÇÕES."

Quero fazer deste princípio o meu viver, incorporar em tudo o que sou a essência desta visão tão simples, para conseguir estar bem com o mundo e comigo mesmo antes de qualquer coisa.

miércoles, 16 de septiembre de 2009

Os Olhos


A luz é a fonte da vida, dela vem todo o calor e toda a energia de que os seres dependem para poder chegar a existir. Sem luz no planeta, a luz que vem dos raios do sol, não haveria nem calor, nem energia, nem nascimento, e nem mesmo haveria cor, ou o toque das mãos trémulas da criança na mão segura do pai ou da mãe, ou o som da música chegaria aos ouvidos, nem haveria vontade de caminhar pelo mundo, nem existiriam olhos para vê-lo...

Quem foi que disse que todos os dias têm luz o suficiente, que os distingue da noite?

Eu queria saber quem é que tirou a vida de nossos olhos depois de lá tê-la levado...
Queria saber por que tudo que é quente e macio só o é um pouquinho, e depois acaba no monte de coisas frias e duras, que são eternas...

E tem tanto para se ver! Os olhos são a verdadeira boca, o lugar por onde se entra o alimento que dá força para continuar seguindo. Claro que de vez em quando a refeição é um pouco indigesta, mas dá para passar fome?
Até hoje jamais ouvi falar de alguém que tenha escapado da tentação. Se houver quem diga que o mundo é uma ilusão e até tente fugir, o fará pela razão de nele ter visto algo que queira alcançar, uma beleza de imagem, não importa se for ou não só miragem, e não importa com que olhos for ver, se com os de dentro ou com os de fora.
A própria vida ruma para a perfeição, ou pelo menos tenta. Se não consegue nos fazer ver diante de nós alguma coisa que realmente valha a pena enxergar, seus mecanismos automaticamente nos distorcem a visão, e fazem os olhos enxergar o que buscam mais além, muito mais além, lá no mundo próprio de cada um, onde as coisas são sempre perfeitas, ou quase. Em matéria de visão, todos nós tendemos à hipermetropia. Não somos míopes.
Atribuir nossa fuga da realidade a uma ingénua miopia é absurdo, é dizer que somos incapazes de enxergar, quando a verdade (sempre dura, a dura verdade) é que os olhos vêem bem demais o que está perto, e por isso mesmo tentam ignorá-lo... digamos que seja uma defesa natural nossa.

  Eis aqui uma fotografia de meus olhos

16 comentarios:

Caio Marques dijo...

Que bom que voltou a postar
:)

Espero que tudo esteja melhorando pra vc!
Abçs

Edson Carmo dijo...

Você tem razão! Se não estou enganado, quinze minutos sem o sol seriam suficientes para o desaparecimento de toda forma de vida no planeta. Agora, não é só a luz que faz perceber e entender as coisas. Um cego não vê, não usa esses sensores chamado olhos. Mas o cego pode perceber apuradamente por meio dos outros sensores do corpo, posto que a energia que deveria ser consumida pelos olhos foi distribuída entre eles. Assim podemos dizer que há cegos que enxergam mais que não-cegos! Ora, não são os olhos que vêem, os olhos são janelas por onde a entidade que vive no corpo físico do homem vê. Portanto o problema do homem nunca é a visão, e sim sua interpretação.

Edson Carmo

Natália dijo...

Bem vindo de volta, e com um belo post, parabéns. O problema das pessoas, eu acho, é que elas apenas olham,vêem e não observam, o que requer uma reflexão sobre o que está se passando diante dos olhos.

Cor de Rosa e Carvão dijo...

querido Hakim, minha Flor do Sul verdejante, bom tê-lo de volta a blogosfera. bom tê-lo de volta... e pelo que li, sempre intenso, sempre com dúvidas, sempre realista. mas, com um final
coerente e lúcido e lógico. saudades...

p.s.: nunca mais tire a tua luz virtual de mim. bjo no coração

Anónimo dijo...

'Os olhos são o espelho da alma'...

e obrigada pela sua visita e volte sempre :)

Beijinho

UN VOYAGEUR SANS PLACE dijo...

AO EDSON:

Foi judtamente isso o que eu quis dizer, pois vemos o mundo e a realidade, mas a interpretamos da maneira como achamos melhor.
Obrigado pela presença, a tua e a de todos.

Edson Carmo dijo...

Flor do Sul, eu também estou grato por sua presença!

Edson Carmo

Ernani Netto dijo...

Respondendo seu comentário:

São, na sua maioria poemas atuais, e sim estou com a mulher para a qual eu escrevo. Ela sempre aparece em meus comentários e se chama Ro.

abraço

Lumenamena dijo...

Se queres enxergar a essência, olha nos olhos, porque um olhar faz transparecer as nossas emoções, um olhar revela aquilo que ocultamos, seja o que fôr. Alegria ou tristeza, amor ou ódio, força ou fraqueza, lealdade ou traição, coragem ou temor, mistério ou clareza, paz ou terror, glória ou fracasso, verdade ou mentira, calma ou ansiedade...

Um abraço,
Lumena

Unknown dijo...

Amigo,gracias por visitar mi blog...Shalom

Menina MA dijo...

Olá,

Conheci seu blog, através de outro e resolvi postar.
Vi que estaria se mudando para Minas.(Belo Horizonte?)
Sou de lá, apesar de viver no Rio já a alguns anos.
Bem, tenho amigos e pessoas bacanas por lá. Caso, estejas por aí ou venha a estar, posso te colocar em contato com pessoas bacanas aí.
Abraço

efa dhaex dijo...

Os olhos veem bem mais, voce esta certo.
O problema esta em: onde estao os olhos?
Ja pensou nisso?
Não sei, me parece que estão onde as próprias imagens estão...
É complicado, tem alguma ideia?
(odeio ter de usar ideia sem acento, rsssssssss).

UN VOYAGEUR SANS PLACE dijo...

Os olhos estão no nosso mundo, não no exterior. Se eles estivessem totalmente fora de nós, não seriam parte integrante do nosso organismo, e o ato de ver se faria como, já que a imagem não seria transportada para dentro de nós?
Para que a maça seja uma realidade para mim, não basta vê-la, tem que se tocà-la, morder... Mas são os olhos que me dirão se ela deve ou não fazer parte do meu mundo. Junto com os ouvidos, os olhos são os únicos sensores num ser humano que são responsáveis por formar todo o conjunto da, vamos dizer assim, peça. Os outros dependem deles para funcionar, ou então só alcançam dúvida, nunca resposta.
e a vida tem respostas?
Talvez não. Me refiro é àquilo que concideramos seguro de acreditar, e que por isso acreditamos.

Daniel Savio dijo...

Que bom que tenha voltado...

Mas nunca teremos um pronta, imutavel, eterna, contudo, podemos procura-la e dai torna-la uma verdade mais pura.

E tenha dias melhores através do teu esforço, não apenas porque estou dizendo.

Fiquem com Deus, menino Hakim.
Um abraço.

_Gio_ dijo...

É a mente que nos trai, e o coração que nos abala. Eles fazem os nossos olhos enxergarem o que queremos, e não o que realmente acontece.

Sonhar é bom, mas pode ser perigoso quando ofusca a realiade.

Mente nas nuvens? Sim, mas sempre com os pés no chão.

[]'s

Cöllybry dijo...

Olá,Tudo mais sereno, que bom saber...

Sem luz nada poderia viver...

Beijos doces

OlharIndiscreto...A curiosidade