A Minha Filosofia

Eu ficarei para sempre com o que disse Zoroastro, grande sábio persa do século VI a.C., que resumiu o que é estar no caminho correto em apenas uma singela frase:

"BONS PENSAMENTOS, BOAS PALAVRAS, E BOAS AÇÕES."

Quero fazer deste princípio o meu viver, incorporar em tudo o que sou a essência desta visão tão simples, para conseguir estar bem com o mundo e comigo mesmo antes de qualquer coisa.

viernes, 9 de octubre de 2009

Ô Mãe, Ô Mãe

Olá o todos.
Quero dizer que ultimamente venho pensado muito em minha mãe. Já faz anos que não nos vemos, e eu sei que ela foi a pessoa que mais me amou nesta vida, talvez até seja a única. Ser mãe é a coisa mais maravilhosa que um ser humano pode fazer. Minha homenagem a todas as mães.

Esta música resume todo o meu sentimento. Se chama "Ya Mama, Ya Mama", está em francês, mas o refrão é em àrabe. A cantora se chama Ishtar, é das minhas favoritas. Como já deu para notar, várias vezes eu a coloco aqui no blogue.


Aqui vai a tradução:

  Eu nasci de tua luz, eu sou teu querido, tu estavas tão orgulhosa tornando-se a minha mãe; eu cresci com teus beijos e tua voz de mel. Sob o teu céu eu conheci todos os carinhos. Quando eu me tornei um homem - a vida me machucou, mas eu sei que a cada drama tu foste a chama que me deu coragem para continuar a lutar e me levantar sem parar para amar ainda mais forte. Eu te amo, eu te amo com um amor eterno ... Oh Mamãe, Oh Mamãe (2), tu me deste tanto, Oh Mamãe, Oh Mamãe (2) Eu te recompensarei. Eu saí da adolescência, eu quis partir para ir tentar a minha sorte, eu queria ter sucesso. Mamãe tu me deixaste fazer isso, escondendo a tua tristeza. Eu rodei o mundo, mas isso não me serviu de nada ... Quando eu voltei para ti, tu me perdoaste, tu me apertaste em teus braços, tu me encorajaste; o amor dentro de mim me dividiu violentamente, cruzei todas as portas, eu consegui tudo isso por ti. Eu te amo, eu te amo com um amor eterno ... Oh Mamãe, Oh Mamãe........

19 comentarios:

UN VOYAGEUR SANS PLACE dijo...

Minha mãe foi a primeira mulher do mundo... Seu nome é Eva.
Dia 21 de setembro, dia da àrvore, ela fez 40 anos, e eu não pude estar junto dela, infelizmente.
Se eu voltar para ti, mãe, e não te encontrar, nunca ierei me perdoar. Eu te amo, mãezinha.

free_soul dijo...

A nossa mãe é sempre a nossa mãe que apesar de nem sempre serem como queremos elas estão lá! Eu também já sou mãe e tento estar lá sempre para qualquer alegria ou tristeza e dar confiança ao meu filho.
Um beijo

Cor de Rosa e Carvão dijo...

Querido, que nova que ela é. Imagina, eu tenho 35 e não filhos... Talvez nem tenha... Hakim, não se prive e nem a ela da convivência. Se permita nos desejos. Vá vê-la! Beijo

Lumenamena dijo...

A tua mãe tem um belíssimo nome "Eva".
Faz muito tempo que não se vêem, por isso muitas saudades sentes por ela.
Existe uma ligação muito forte entre mãe e filho, por isso deves procurá-la, e te sentirás muito melhor.
Por vezes não existe possibilidades de estares com ela, devido ao trabalho, mas nestes momentos de saudade, é a melhor forma para se encontrarem.

Um beijo,
Lumena

UN VOYAGEUR SANS PLACE dijo...

Eu sei, eu sei disso...
assim que eu puder, eu volto.
a minha mãe é muito nova sim, quando ia me buscar na escola, todos diziam que era minha irmã...
Mas eu sei que ela sdofreu muito na vida, muito mais do que eu sei, e sei igualmente que, da mesma forma que eu, ela nunca foi feliz.
aGORA SIM EU VEJO QUE NÓS DOIS TEMOS MUITO MAIS EM COMUM DO QUE EU IMAGINEI ANTES...

VASCODAGAMA dijo...

Não exites,nem percas mais tempo corre p"ro colo da tua QUERIDA MÃEZINHA...e sejam felizes ....voçês se AMAM e o tempo urge...SOU MÃE....(fala a voz da êxperiência)Quero dar-te os meus PARABENS,p"la tua CORAGEM de dares a conhecer a tua historia de vida, espero que saibas aprender a viver;nunca te esqueças; Querer é Poder, luta p"los teus objectivos e seràs FELIZ com a tua MÃEZINHA....Dà noticias e coragem; AH!!!dà um beijo meu à tua mãe; outro p"ra ti;;;TE ADMIRO

Pamela Gusmão dijo...

que lindo. realmente mãe é mãe. eu posso dizer muito que não sou chegaa na minha, mas eu a amo, mesmo com tudo, são nossas companheiras sempre por que elas sempre estão lá.
adorei teu texto
beeijo

Jhow Carvalho dijo...

Muito bonita a música e também muito profundo e verdadeiro o texto que você escreve, estava meio ausente do meio blog, mais vi seu texto e concordo com você me ajudou bastante, bom estarei atualizando meu blog sextas ouy sábados se puder passa lá abraços..

Pensamentos Dhumór dijo...

então meu lindo vc sabe que minha mãe se foi ao encontro do criador a muitos anos eu tinha na época 12anos e sinto muito a falta dela eu a amo tanto que até hoje após eu ter tido tantos relacionamentos naum amei ninguém pois meu coração ainda é dela ... agora Menino vc esta sofrendo e fazendo a sua mãe sofrer pela distancia sinto muito mais vc é errado e mais sei que vc tera um monte de desculpas para dar por causa desta distancia ... mais é assim minha mãe esta longe e se eu soubesse como chegar la te garanto estaria eu ao lado dela, grande beijo

Rafael Sperling dijo...

Oi, Adbul
Interessante seu blog. você é descendente de ciganos?
Sinta-se à vontade para deixar suas impressões, boas ou ruins, no meu blog.
Abraço

Rafael Sperling dijo...

Não, eu não tenho nada contra ciganos! Aliás, acho que nunca havia falado com um "cigano de verdade", como você está dizendo que é. A única coisa de cultura cigana que conheço é um pouco de música cigana que já ouvi por aí, e também tenho um amigo que é descendente de ciganos...
Abraço

Deise Vieira dijo...

Sei que a distância geográfica dá saudade, e por vez esta nos torna mais sensíveis, mas a palavra "mãe" a mim soa como um elo, um elo que nunca se quebra, não há distância, não há nada que o quebre, às vezes devido a determinada circunstância, este elo aparentemente fica frágil, mas não se rompe, é sentimento que fica dentro do criador (mãe) e da criatura (filho).Como mãe que sou, gostei muito do homenagem as mães. Ah, também tenho antepassados ciganos, por parte materna... Beijinho

Anna Soares dijo...

Oi, agradeço a visita no meu caderno. Espero que tenha gostado. Você é descendente de ciganos mesmo? ciganos de verdade?abçs

Li dijo...

Sei que o amor de mãe é realmente incondicional.
Liga pra ela, quem sabe a saudade amenisa. Tenho certeza que ela ficará muito feliz em ouvir sua voz e saber que você está bem.
Beijo grande querido amigo!
Elida

Daniel Savio dijo...

Bela homenagem a tua mãe menino Hakim, mas como você a ama, ela te te ama, então por que não tenta falar com ela (mesmo que seja de orelhão)?

Penso que ela vai adorar...

E parabéns megamente atrasado para a tua mãe...

Fiquem com Deus, menino Hakim.
Um abraço.

UN VOYAGEUR SANS PLACE dijo...

اونکه یه وقتی تنها کسم بود
تنها پناه دل بی کسم بود
تنهام گذاشت و رفت از کنارم
از درد دوریش من بیقرارم
هوم ههوووووم
خیال میکردم پیشم میمونه
ترانه عشق واسم میخونه
خیال می کردم یه همزبونه
نمیدونستم نامهربونه
هوم هووووووم
با اینکه رفته اما هنوزم
از داغ عشقش دارم میسوزم
فکر و خیالش همش باهامه
هرجا که میرم جلو چشامه جلو چشامه
دلم میخواد تا دووم بیارم
رو درد دوریش مرحم بزارم
اما نمیشه راهی ندارم
نمیتونم من طاقت بیارم
نمیتونم من طاقت بیارم
اونکه یه وقتی تنها کسم بود
تنها پناه دل بی کسم بود
تنهام گذاشت و رفت از کنارم
از درد دوریش من بیقرارم
هوم هووووووم
خیال میکردم پیشم میمونه
ترانه عشق واسم میخونه
خیال می کردم یه همزبونه
نمیدونستم نامهربونه
هوم هووووووووم
با اینکه رفته اما هنوزم
از داغ عشقش دارم میسوزم
فکر و خیالش همش باهامه
هرجا که میرم جلو چشامه جلو چشامه
دلم میخواد تا دووم بیارم
رو درد دوریش مرحم بزارم
اما نمیشه راهی ندارم
نمیتونم من طاقت بیارم
نمیتونم من طاقت بیارم

assuntos aleatórios dijo...

Faço este comentário por saber que sua mãe faz aniversário no meu mês, primavera, flores, pode? Proximidades. Por que a distância? Não geográfica, também estou distante da minha a mais de 1000 quilômetros. Sinto que pelo coração você está mais próximo do que muitos filhos próximos. Mas mesmo diante disso, me lembrei de aforismo de Nietzsche, aprecio à mancheia,li tudo dele e muitas coisas que falam dele e das suas obras, recomendo, Abdul. Aí vai: "Perdoar o que você fez comigo é fácil. Mas como posso perdoá-la por aquilo que você fez consigo mesma." De todos os aforismos, eu considero este o mais misterioso. Mãe é uma entidade sagrada que nem a ciência com seus métodos soube descrever. A sua função de gerar e parir uma vida, transcende qualquer explicação. Tenho a certeza, ao gerar e parir você os anjos a abençoavam, pois aí está um ser humano lindo que estou conhecendo aos poucos. Obrigado pela sua amizade. Mãe do Abdul Hakim, a Flor do Sul, obrigado pela existência dele. Obrigado por saber passar sentimentos e valores raríssimos encontrados nos seres humanos hoje, humanidade.

UN VOYAGEUR SANS PLACE dijo...

Puxa, acho que minha mãe poderia ter tu como filho, também. Fizeste a ela uma homenagem que supera a minha própria em muito. se falas tão bem assim da minha, imagina da tua! certamente que és um filho de ouro.
Adoro Nietzsche também, especialmente ecce Homo, e Além do bem e do Mal. Já li quase todos os livros dele, iclusive assim Falou Zarathustra. Gosto do estilo bem humorado e ao mesmo tempo melancólico dele, acho que ele precisaria muiro ter tido uma esposa, mas a lou Salomé não o quis, né... pena.
Pra ti, pessoa misteriosa, só posso dizer que te desejo tudo de bom. Um ótimo 2010. E, se és sincero, desafio-te a aparecer mais vezes!

"O Homem é uma corda
Atada entre o animal e o além-do-homem.
Uma corda estendida sobre um abismo.
É perigoso olhar pra baixo...
Perigosos para trás...
Perigosos hesitar e ficar parado..."

(Desculpa eventuais erros, assim é que lembro... também é do Nietzche.)

assuntos aleatórios dijo...

Meu caro,muito caro,amigo! Como é deleitoso tê-lo fraterno. Sigo a amizade que Aristóteles dimensionava, um olhar grego espalhado para o mundo, um olhar além do tempo, do Cronos, um tempo Kairós, esse tempo que devemos permitir. Ter um filho como vc é digna de reverência. Pois reverencio sua mãe, sua madre e agradecê-la por sua existência neste cosmos, neste universo. Salve, Eva! Ave, Eva! Beijos na alma, meu recente amigo.Iniciarei 2010 com meu coração e alma leves, em saber que tenho um amigo precioso.