A Minha Filosofia

Eu ficarei para sempre com o que disse Zoroastro, grande sábio persa do século VI a.C., que resumiu o que é estar no caminho correto em apenas uma singela frase:

"BONS PENSAMENTOS, BOAS PALAVRAS, E BOAS AÇÕES."

Quero fazer deste princípio o meu viver, incorporar em tudo o que sou a essência desta visão tão simples, para conseguir estar bem com o mundo e comigo mesmo antes de qualquer coisa.

domingo, 27 de diciembre de 2009

Arrependimento

Arrependimento... Quem não conhece aquela canção da Edith Piaf, Non, Je Ne Regrette Rien, de 1960? "Não, Eu Não Me Arrependo De Nada!" Ah, quem me dera... Quem quiser, pode ouví-la aqui (com letra), e pra quem não sabe francês a tradução pode ser encontrada aqui. Uma das definições do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, que eu recomendo a todos, é de arrepender-se como sendo desdizer-se. Assim, presume-se que o arrependimento seria um querer dizer algo novo, em substituição ao que já foi dito, buscar algo novo que substitua o velho na vida de quem o conheceu.

Recebi este selo da Deborah, do blogue "Doce vid@ Dura". Obrigado amiga! É uma tarefa muito simples e ao mesmo tempo bem complicadinha: listar cinco coisas das quais eu me arrependo. Só cinco? (risos) Tem tantas... Nem sei por onde começar. Porque, sinceramente, acho que errar é algo que acontece com todo mundo; sem falar que nem tudo depende das nossas escolhas ou desejos, o que traz um bocado de decepção às nossas vidas. Na minha vida, é igual - muitas coisas eu gostaria que tivessem sido diferentes. Eu as listarei por ordem de importância:

1ª Coisa: Amor. No amor é que nos realizamos, é aqui o terreno onde um ser humano se expressa completa e perfeitamente, e o fracasso no amor sempre é um fracasso tremendo. Não fui feliz em matéria de amor, mas estou apaixonado outra vez, e tenho esperança que dê certo. Me arrependo do fracasso inicial que eu tive  no amor, só  que  hoje  já  é  passado;  e mesmo que ainda doa lembrar, é passado. O que preciso é mais força, não esperar tanto quanto espero, porque acho que sou muito sentimental. Contudo, claro que ser doce não é algo exclusivo meu, então quem sabe...

2ª Coisa: Família. Sartre disse: "Família é como sarampo - nós temos na infância, e ficamos marcados pelo resto da vida". Pois é! Se eu fosse falar o que é estar longe de mãe e irmãos, de não ter tido pai e sim padrasto... dos avós que morreram, da vontade de abraçar a todos, inclusive tias e primos... se fosse falar de como hoje sou diferente e de como queria mudar meus comportamentos, agora que olho para aquele tempo em que morava com minha família! Com certeza que ia dar muito pano pra manga...

3ª Coisa: Tempo. Gostaria muito de administrar melhor o meu tempo. Acho que esse é um dos planos que tenho para este novo ano que vem vindo. Tantas coisas que quero fazer mas não faço, justamente por estar ocupado demais com outras...

4ª Coisa: Música. Ah, como me arrependo de não ter ter sido um cantor! Canto o dia todo, tem vezes; adoro cantar e canto em vários idiomas. A voz não é das melhores, mas me tranquiliza muito soltar a música que levo dentro de mim. Até já tive pequenos problemas no trabalho em razão disso.

5ª Coisa: Falar. Sou ainda um pouco tímido, e embora converse com todos os que se dispôem a falar comigo, é difícil me abrir. Queria ser mais corajoso, não somente falar o que me vêm à alma com mais frequencia, como, igualmente, mandar certas pessoinhas tomar naquele lugar quando aprontam comigo... De qualquer forma, conciderando-se que quem fala o que quer ouve o que não quer, talvez Deus tenha me feito assim como sou de modo a que eu não ouvisse muito palavras duras dos outros. É muito sem graça ouvir gente sem educação, e eu queria mesmo era mandar toda essa gente para o espaço, deixá-los lá, falando com os ETs...

epasso este selo, que confesso ser muito íntimo e talvez tristezinho, a outros cinco amigos:
Patty, Paulo, Kárita, Fernanda, e Maurício. Espero que eles o postem em seus blogues, mas entendo se não quiserem, afinal é meio pesado falar de arrependimentos. Quem mais se interessar, pode ficar a vontade para pegar. Abração a todos e feliz 2010!

25 comentarios:

Fernanda dijo...

que felicidade que deu de ter sido indicada pra responder sobre meus arrependimentos...acho que as frases : eu não me arrependo de nada ou 'só me arrependo do que não fiz' não sairao da minha boca,por que algumas ações servem para nos fazer nunca mais cometer um erro,mas tem tanta coisa que bate um arrependimento depois...

UN VOYAGEUR SANS PLACE dijo...

Fernanda, minha queridíssima!
É sempre um prazer muito grande te receber aqui, ainda mais sendo que te antecipaste e mesmo antes d'eu te dizer, já vistes o selo.
É uma resposta muito sábia atua: "... ações servem para nos fazer nunca mais cometer um erro,mas tem tanta coisa que bate um arrependimento depois..." Nem pareces que tens tão poucos anos!
Obrigado pela visita! Feliz ano novo e tudo de bom, sempre! Não vejo a hora de ver teu texto com as cinco coisas... Tinha pensado em te indicar para o último selo também, na ocasião em que o publiquei, mas como era um visitante recente do teu blogue, fiquei cabreiro. Agora acho que já me reformei quanto a isso.

Natália dijo...

Seus posts sempre me chamam atenção, mas hoje em especial, pelo título, pois esse tema tem muito a ver com o nome do meu blog, mas sei que é melhor arrepender-se do que se fez, do que não se fez, é meio clichê, mas acho que tá valendo.

UN VOYAGEUR SANS PLACE dijo...

Também acho, amiga. Tanto que não fizemos, nem dá pra lembrar de tudo. Melhor mesmo se arrepender do que fizemos, he he he!
Gracias por tu visita!

UN VOYAGEUR SANS PLACE dijo...

Só pra lembrar:
Quem porventura quiser pegar o selo, pode pegar, sem problemas!
Fim de ano é uma ótima época pra refletir...

Fernanda dijo...

Olá!Então a resposta do por que eu descidi me tornar vegetariana sendo que ninguém da minha familia é:
No comecinho de 2008 eu comecei sem nem mesmo notar a me interessar pelos problemas ambientais,e foi ai que quis ser geografa e eu assisti alguns videos sobre desmatamento na amazonia que dizia que a gente comendo carne acaba contribuindo para o desmatamento além disso também tem toda uma questão a respeito do aquecimento global.Ai um dia cheguei em casa e disse:'Não vou comer mais carne' e ningue acreditou em mim,ai passaram-se meses e todos viram que era verdade,no começo foi ruim por que parei de uma vez e ninguem me apoiava falava que era loucura e só eu não conseguiria mudar o mundo,no Natal fica mais complicado já que a maioria das comidas natalinas tem carne,mas nada que não seja superavel,ai pra repor a carne eu visito sempre um nutricionista e tomo vitaminas=)mas sinceramente vale muuuito a pena e não me arrependo um segundo sequer da minha escolha,mesmo sentindo falta de comer peixe,salgados,presunto etc...

Bom,resumindo a história foi assim que me tornei vegetariana.

UN VOYAGEUR SANS PLACE dijo...

Coragem hein, Fernanda! Eu não seria capaz, mas respeito tua escolha.

Déia dijo...

Adorei seu post!

algumas vezes, acredito que valha a pena nos arrependermos, para melhorarmos na próxima....

Adorei suas 5 coisas!

bj

Daniel Savio dijo...

VocÊ sabe que parte disto você pode mudar, não pode?

Principalmente no que se diz a distancia para a tua família.

Fique com Deu, menino Hakim.
Um abraço.

Laís P. dijo...

Olá!!!!!
Fiquei muito feliz com sua passada em meu blog!! Muito gentil seu comentário!!!!
Também te seguirei por aqui!!
Parceiros blogueiros daqui para frente!

Também desejo a você um feliz 2010!!!
Que no próximo ano sua vida se encha de coisas boas! E, para as ruins, paciência que tudo passa!

Bom Ano Novo!!

Se me permitires,adicionarei-te no msn! Um abraço!

assuntos aleatórios dijo...

Meu grande amigo, girassóis a você, primeiramente. Incrível, ontem falávamos de flores, no final da nossa longa e deliciosa conversa, tendo como companhia, a flor, a noite adentrando a janela aberta, descobri que aprecia girassol, hoje assiste a um filme chamado Girassóis na Rússia, lindo, com Sofia Loren e Marcelo Mastroiani, um amor que foi distanciado, separado... Assista.logo depois assiste Mama Mia, pode? Abba o tempo todo. Pois é, inicio aqui com um melódico tributo do Islã ao Criador, espero que goste: "Allah..u akbar!" Deus é grande!" Uma frase usada há mais de 1, 4 mil anos pelos árabes. Muito interessante, você está fazendo com que eu me interesse pelo mundo do Islã. Digo mais, ontem comentamos de Deus, a nossa ideia, visão, concepção, falo que, não tenho nenhum problema com Deus, mas tenho muitos problemas com aquilo que os homens pensam sobre Deus. Deixemos isso para depois, rs. Você perguntou o que significa Réquiem, certo? é uma palavra que vem da língua latina, significa repouso, descanso. Esta palavra é muito usada na liturgia católica, "requiem aeternam dona eis, isto é, dai-lhes o repouso eterno". Há várias músicas Requiem, Mozart cantou requiem, Bach, Mussorgsky, Massenet, Chapí, Berlioz, etc. Espero que tenha esclarecido. E outra fiz 5 anos de latim, tenho por obrigação saber um pouquinho, rs. "La ilaha illa Allah, Muhammad rasul Allah - Não há outro Deus além de Alá, e Maomé é o seu Profeta." Beijos na alma e boa noite. Pensei que estaria comigo hoje nesta noite calorosa e com muito calor.

Barbara dijo...

Olá e perdoa se estou invadindo.
Gostaria de escrever-te o quanto és honesto _ isto percebe-se nas palavras e nas entrelinhas.
Basta essa riqueza para seguir com a cabeça erguida e a alma leve.
Parabéns, jovem!
Obrigada e Boa Sorte.

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz dijo...

muito legal esta iniciativa Abdoul ... vc se desnudou de uma forma linda ... o que mostra sua força de vida e sua identidade de SER ... adorei te conhecer um pouco mais neste post ...

obrigado pela lembrança ... já peguei e em breve postando ...

bjux

;-)

Unknown dijo...

Aiii amigo Abdoul,

Só agora tive tempo de ler seu post desculpa!!! Gosto de te ler, você é uma pessoa muito interessante a meu ver. E tem um gosto peculiar para músicas também haha Adorei algumas, como a do Idan Project hehehe.

Obrigada por responder, é melancólico mesmo esse assunto, mas gostei como vc fez, separou por temas, esses que sempre a gente se arrepender de uma coisa ou de outra.

te desejo muita sorte no amor, a gente não deve nunca desistir, família é complicado e a infância com certeza é a base para os er humano, mas você sempre pdoerá construir a sua família mais tarde e fazer dela algo belo.
Sobre música eu sou bem eclética, tenho uns gostos estranhos hahah
E arrependimento sempre teremos, faz parte da vida, e assim vamos aprendendo e melhorando. Beijão amigo!

Dani Brito dijo...

Oie!
Vagando por aí achei seu blog.
Vi que vc é árabe!
Sabia que a cultura árabe me persegue? rsrsrs
Meu primeiro namorado (ex né) é árabe, depois comecei um outro relacionamento que nao durou muito e descobri que ele tinha origens árabes, o ex chefe de uma grande amiga minha tbm é arabe e enfim...eu vivo rodeada de árabes..rs até me dizem que eu tenho cara de arabe rs...bom estou seguindo o seu blog porque achei muito legal o que você escreve, e vamos ver se eu tiro a má impressão que eu tenho dos árabes! rs
beijos

Unknown dijo...

Aiii Abdoul, não sei mas achoq eu sem querer recusei seu comentário ou não sei onde está para responder, o que você pediu a tradução.... Me manda de novo se der, Beijoss, Tô buscando hahah

A cantora da abertura é da Etiópia se não me engano.

Unknown dijo...

Amigo, vim novamente dizer-te que já traduzi e espero ter ajudado e realmente os comentários daquele blog é muito engraçado, você super inteligente e eu fico fora de assunto de política e religião ahhaha Beijosss, mas estou aberta a qualquer pergunta qeu quiser conversar.

Tradução - Tu foste meu primeiro amor - Ata haita a Ahava a rishona sheli.אתה היית האהבה הראשונה שלי

Agora para Tu és o meu primeiro amor - Ata a ahava a rishona sheli.
אתה האהבה הראשונה שלי

Eduk dijo...

Que post Lindo meu querido, ah falar sobre arrependimentos eu passaria horas falando, mas antes arrependimentos por fazer algo doq eu ao contrário né mesmo? Passando antes da virada do ano e desejando muita felicidade nesse ano que ja ta quase pronto pra nascer. Desejo muita paz, saúde e que sonhos possam ser concretizar, obrigado por fazer parte do meu universo virtual e por que não um dia pessoalmente né. Feliz 2010!!!!!!

Dani Brito dijo...

Aleikom asalam (é assim mesmo? rs)
Aa jura que vc não é arabe?
pelo nome e escrita eu achei que fosse, sorry! Bom mas enfim, quero deixar claro que eu nao tenho nada contra tá? Todos que passaram pela minha vida eram gente boa com seus defeitos assim como todo mundo. Eu brinco porque todo mundo fala que esse povo é comerciante né?! (E é verdade, negociam tudo) rsrs
To brincando
Não gosto de generalizar.
Caraca francesa?
To bem na fita..rs...obrigada viu?
Pois é, meu conto não é nada romantico e sim, do patinho feio!
Já tive muitos problemas com timidez, hoje em dia me livrei 90% desse mal!
beijos
até mais...

Graça Pereira dijo...

Um 2010 muito FELIZ e em...GRANDE!!
Um beijo
Graça

Eugenia Pura e Simplesmente dijo...

Que coisa boa que é tomar um chá um quentinho e ler seus escritos bem devagar, um abraço e feliz Ano Novo meu amigo...

Helena Rocha dijo...

vim desejar um felizxxx ano novo.
Mt saúde, paz, amor, esperança, paciência e fé.
Felizxxxxx 2010
Bjússsssssssssss milllllllllllll

VASCODAGAMA dijo...

OI AMIGÃO ABDOUL
OBRIGADA PELO COMENTÁRIO
OS FOTOS SÃO TRISTE SIM.....MAS TEMOS DE MOSTRAR AO MUNDO QUE A VIDA NÃO TEM APENAS COISAS BOAS E LINDAS...
INFELIZMENTE AINDA EXISTE MUITAS PESSOAS QUE FINGEM NÃO CONHECER A REALIDADE DESTE MUNDO....E NÃO ENSINAM A SEUS FILHOS O QUE CUSTA ADQUIRIR (UNS TÉNIS).....E QUE HA MUITAS CRIANÇAS QUE ANDAM DESCALÇOS...SE FOREM BEM ENSINADOS A VIDA VAI SER MAIS FÁCIL PARA ELES UM DIA QUE SE TORNEM ADULTOS.....COMO VAI VOCÊ MEU QUERIDO?????
TUDO DE BOM VOCÊ MERECE

BEIJO DA PORTUGUESA

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz dijo...

voltando para lhe dizer que os selos com que homenageastes meu Blog serão postados no próximo domingo às 12 hs de o Blogger não der pau ...

bjux

;-)

Guará Matos dijo...

Grandes reflexões, grande pensamentos e grandes viagens. A nossa vida é um grande turismo. Muitas das vezes sentimos uma vontade imensa de retornarmos onde passamos antes e infelizmente a nossa rota já é outra.
Abraços.