A Minha Filosofia

Eu ficarei para sempre com o que disse Zoroastro, grande sábio persa do século VI a.C., que resumiu o que é estar no caminho correto em apenas uma singela frase:

"BONS PENSAMENTOS, BOAS PALAVRAS, E BOAS AÇÕES."

Quero fazer deste princípio o meu viver, incorporar em tudo o que sou a essência desta visão tão simples, para conseguir estar bem com o mundo e comigo mesmo antes de qualquer coisa.

miércoles, 6 de enero de 2010

Meu Aniversário



Meninos da cidade de Hội An, no centro do Vietname, ao sair da escola

"A vida é talvez
Uma longa avenida onde  
A cada dia uma mulher passa,
A carregar uma cesta.

A vida é talvez
Uma corda com a qual
Um homem se dependura
Em uma galho.

A vida é talvez
Uma criança que volta da escola.
A vida é talvez
O tempo dum cigarro
Durante uma pausa
Entre dois actos de amor.

A vida é talvez
O olhar surpreso dum homem
Que levanta seu chapéu para
Cumprimentar a um passante, num sorriso impessoal.
A vida é talvez
O breve instante
Em que meu olhar se desfaz em tuas pupilas."
(Farough Farrokhzad, 1934-67, poetisa iraniana)

Ontem, eu fiz 23 anos. Estou a ficar velho, já hehehe... Sei bem que até os 20 uma pessoa cresce, e depois vai entrar no processo em que o organismo começa o envelhecimento por volta dos 25 anos. Ainda tenho mais dois, então, apenas dois! Mas isso de idade nunca considerei tão importante. Aquilo que eu sou está no meu cérebro e no meu coração, e não na aparência do meu corpo. Depois que eu morrer, o que levarei comigo diante de Deus? Minhas acções é claro, aquilo que fiz aqui na Terra, não minha matéria. Hoje, eu compartilhei este poema da Farough Farrokhzad; me identifico com a poesia desta mulher desde a primeira vez que a li, sua força, sua gana, sua melancolia. E só depois, por coincidência, fui saber que ela nasceu num dia 5 de janeiro, como eu... Sabem como ela morreu? Dirigia seu automóvel um dia, e para não chocar-se contra um ônibus escolar lotado de crianças, desviou e bateu.  Talvez seja por influência de signo de capricórnio que eu seja assim como sou hoje e sempre fui; porém, claro, não apenas por esta influência. Não custa nada citar outras personalidades célebres que eu admiro, também nascidas em 5 de Janeiro, e vou citá-las: Umberto Eco, Mozart, Konrad Adenauer...  também Shah Jahan, foi este grande imperador que mandou construir o Taj Mahal (em Agra, na Índia), mausoléu em memória de sua falecida amada, bem como os belos Jardins de Shalimar (que se localizam na cidade de Lahore, Paquistão). Tanto o mausoléu como os jardins são obras que deixaram o mundo mais belo, não há como negar! O mundo é naturalmente belo, sim, só que tem tanta coisa feia que o homem fez, devastando o meio ambiente, então fica como um contraponto a essa feiúra que causamos a qualidade de nossa arte.


 O meu aniversário eu passei em casa, sozinho. Eu mesmo me dei presentes e bolo, e depois de voltar do dentista, dormi quase o dia todo. Meu namorado me ligou e também nos falamos pelo MSN, e eu tive o meu primeiro sonho com ele desde que começamos a namorar. Para minha mãezinha, que há quase quatro anos não me vê, imagino como foi seu dia: ela certamente lembrou da data, e deve de ter chorado muito, quem sabe até não imaginou que eu fosse aparecer para finalmente uma visita depois de todo esse tempo, pois desde que saí de casa, da casa dos meus pais, não pude ainda voltar. Tomara Deus que dê certo d'eu visitá-la este ano. Sinto saudades imensas do carinho de minha mãe, o primeiro que conheci, e o primeiro que me foi um pouco negado também, quem sabe eu consiga sanar essa falta um tantinho quando voltar. Seria um belo presente de aniversário: um abraço. Não ganhei nenhum. Queria isso mais do que tudo nesse mundo, que fosse apertado, que fosse sincero. Não importa que abraço, ia vir muito a calhar receber um.

 Aos amigos que mandaram mensagem de carinho para mim nesse meu dia, agradecerei a cada um, seja em e-mail, Orkut ou nos blogues. Amanhã, se tudo correr bem. Vós não sabeis o quanto me sinto bem com a vossa presença. Muitíssimo obrigado. 


 Há uma entrevista minha no blogue da minha amiga Fernanda, de Brasília:  
http://liberdadeporfernandaalves.blogspot.com/2010/01/segunda-entrevistaabdoul-hakime.html
 A Fê é uma moça muito inteligente, e achei as perguntas super descoladas.

  Já no Blogue do Paulo, de Belo Horizonte, há uma homenagem a mim, feita com tanta criatividade que me deixou de boca aberta: http://paulobraccini-filosofo.blogspot.com/2010/01/parabens-um-amigo.html 
 Eu sinceramente não esperava por uma surpresa assim, desta vez o Braccini foi bem longe e eu mesmo me descobri ali...
 

36 comentarios:

UN VOYAGEUR SANS PLACE dijo...

Aos visitantes de todo dia da Flor do Sul, aos que vêm aqui de vez em quando ou aos que porventura estiverem aqui por primeira vez, eu digo pra onde vou agora - trabalho de noite, então está na hora de ir dormir. Assim que der eu volto. Fiquem com a voz que vai embalar meu sono:

http://www.youtube.com/watch?v=V-iWrIBaq3Y

Dani Brito dijo...

Habib!
Meus parabéns atrasadinhaaa!!
e um fortissississississimo abraço viu?
Fique com Deus,
beijos.

Cor de Rosa e Carvão dijo...

be happy baby. que este ano seja de felicidade intensa, projetos realizados e novos sonhos traçados. saúde, paz e amor no teu coração Hakime. Bjocas

UN VOYAGEUR SANS PLACE dijo...

Danie Brito:

Obrigado, minha querida, somos novos amigos neste ano de 2010, quero te ver muitas vezes pela blogosfera, se deus quiser.


Cor de Rosa e Carvão:

Elaine, não sabes como é bom ouvir tua voz. Tu falas bonito, hein guria! Tua presença é muito querida, sempre. Até.

Eduk dijo...

Novamente parabéns Querido. A idade esta na cabeça, definitivamente, só envelhece quem quer, eu sou uma criança de fato hahahaha.

Que essas ausências de sua familia possam ser recompensadas, pelo menos um pouco, pelas pessoas que te admiram por aqui e acolá... incluindo eu.
Deus te ilumine sempre, beij~~ao

Unknown dijo...

Abdoul querido,

Esperoq eu descanse bem então para ter forças para trabalhar depois. Eu li sua entrevista e a homenagem de seu amigo Paulo e adorei. É bom conhecer um pouco mais de pessoas como você. Apesar do pouco tempo, te considero muito e adoro bater paopo com você, mesmo via comentários ahha Beijão!

UN VOYAGEUR SANS PLACE dijo...

Eduk:

Compensar, até que compensa, mas eu fico ás vezes é com vontade de ver pessoalmente essas pessoas, aí a coisa só piora, hehehe. Com meu namorado, por exemplo, é justamente isso que acontece. tua visita sempre é uma alegria pra mim. Já já retribuo-te a visita, amigo.


Deborah:

Ter te conhecido foi uma coisa muito gostosa do fim de 2009, espero se deus quiser continuar ao teu lado nos próximos anos, como amigo é claro. Só posso dizer todá rabá à tua preciosa atenção. Nada a ver que seja via comentários. A não ser é claro que tu queiras me dar teu telefone também, né amiga... Neshikot.

Unknown dijo...

Oi Abdoul,


Faço votos que o bolo estava gostoso, meus parabéns.


Abraços

sagitario dijo...

meu jovem amigo,
faça uma grande feste no dia do seu aniversário, você ainda é um bébé, tem uma vida pela sua frente, mas como é muito atinhadinho, a sua vida será sempre um jardim em flor.
parabens e que faça muitos aniversários com muita felicidade

Fernanda dijo...

a única coisa que ganhamos de presente de aniversário e não podemos recusar é a idade né...e não sabia desse fato dos 25 anos...mas enfim..feliz aniversario repleto de coisa boa,saude ,paz,felicidade e tudo aquilo de bom que houver no mundo...obrigada novamente pela entrevista o que mais ouvi sobre ela é que foi super sincera e fico feliz por isso,sua sinceridade é uma das qualidades mais legais que existe em uma pessoa=)

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz dijo...

Vc merece tudo isto e muito mais querido amigo Abdoul ... todas a felicidades do mundo para vc ...

bjux

;-)

Dani Brito dijo...

Simmmm habib..estarei sempre que possível!
E o Eduk tem razão!
A essencia de criança esta dentro de nós. Mesmo que a idade avance nao devemos perdê-la.
VoCê parece ser uma pessoa muito legal. Seus amigos nao podem suprir a falta de uma família, mas eles podem passar um paninho ao ressaltar os seus valores e qualidades.
Te cuida,
Beijokas.

Eugenia Pura e Simplesmente dijo...

Oi Abdoul,parabéns meu amigo. Já que está sentindo saudade da mamãe venha cá tome um abração bem forte e aproveite cada segundinho de vida pois passa tão rápido. Beijos

jana dijo...

não se engane, elaine fala bonita pq decora todas as falas
kkkk
are baba vc é muito mais divertido nos coments do blog da nane
kkkkk

com todo o respeito

Déia dijo...

Oi Queridoooo

Feliz Aniversário!!

Desejo a vc muitos sonhos realizados e muita felicidade em sua vida!

Que não tenha muitos motivos para ficar triste e sempre tenha com quem contar!

Um beijão

free_soul dijo...

Tenho pena de nestes ultimos dias nao ter conseguido estar na net e não estar aqui para te dar um beijo e abraço para confortar-te um pouco. Contudo espero que ainda venha a tempo para te dar um beijo enorme e feliz aniversario.

Madalena dijo...

P A R A B É N S

beijinho e ÓPTIMO ano :)) *

Jaqueline dijo...

Abdoul
Parabéns!!! Vi um post no blog do Paulo ontem e corri aqui pra te desejar os parabens, mas minha internet travou :@
Tudo de muuuuuuuito bom para ti!!!
Obrigada pelo carinho no meu blog, entendo tua correria pq por aqui as coisas não são diferentes, mas estou sempre por aqui mesmo que em silencio.
Bjo forte querido!!!
:*

Renato de Melo Medeiros dijo...

Abdoul,
estamos sempre esperando o melhor...
Fazendo melhor.
A certeza na vida é que existe uma grande natureza em flor unindo os semelhantes.
Sinto seu amor atencioso nos seus mínimos detalhes, abraço-lhe também.

E FELIZ ANIVERSÁRIO!
E feliz Ano Novo na Paz e Sorte!

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz dijo...

voltando para pedir uma força ...

Queridos amigos!
Meu Blog, depois de participar como Destaque na semana de 03/12/2009 na Gazeta dos Blogueiros, foi indicado ao prêmio THE BEST GB. O processo de votação já iniciou e vai até o dia 13/01/2010. Conto com o apoio dos amigos nesta empreitada. É só acessar o blog no link http://paulobraccini-filosofo.blogspot.com/, clicar no Selo Dourado no “sidebar” ao lado que voce será direcionado ao site da Gazeta dos Blogueiros, lá é só marcar o “ENFIM, É O QUE TEM PRA HOJE...” e clicar em VOTE.
Obrigado amigos,
Paulo Braccini

Mattheus Rocha dijo...

Minhas felicitações atrasadas, Abdoul.

Das pessoas que você admira e foram citadas, gosto muito do Umberto Eco. Acho o texto 'O Mito do Super Homem' incrível !!!

Sua entrevista no Blog da Fernanda tá ótima. Deu uma passada por lá.

Até mais. Um abraço !!

(CARLOS - MENINO BEIJA - FLOR) dijo...

Meu novo amigo Abdoul. Já vi que foi seu aniversário e o parabenizo. Parabenizo também pela sensibilidade e assino embaixo em tudo que disse sobre idade, envelhecimento. Nem cabe comentários. Li o lindo poema de sua amiga também. Claro que o homem destroi coisas belas. ganhamos esse mundo de graça e não valrizamos. Desejo que volte sempre lá no blog. Será um prazer. Logo aí abaixo publico a resposta que dei a você no meu blog sobre seu comentário. Um abração
///

Grande Abdoul, novo amigo. Eu falei que acho o Drácula sensual só na hora que morder o pescocinho delas. Elas fazem uma carinha de satisfação e quando percebem o mal... é tarde. Ah, e tive bons amigos gays. Muito antes de se falar em acabar com preconceito.Quando a aids surgiu nos anos 80, a sociedade pensava que era uma doença de homossexual. Eu dizia aos meus amigos(as) que não era, que ia virar um caos mundial. Agora deu no que deu. Até mulheres casadas contaminadas, gente bonitinha, machão, tudo com aids.Uma vez ia sair com uma garota da escola,parei pra comprar preservativo,ela disse. "Pra quê isso entre gente? Não precisa". Eu falei."Precisa sim". Um abraço, amigo. Volte sempre

RENATA CORDEIRO dijo...

Meu querido!
O vídeo que assisti, e o que vi e li aqui é simplesmente Maravilhoso*
Lindo Coração*
Meus Parabéns (atrasado, e sempre)
Que você consiga tudo o que expôs e o que sempre quiser.
Façamos todos os nossos esforços para que o Mundo se transforme e todos sejam valorizados e respeitados.
Beijos,
Renata

Laís P. dijo...

OLá querido!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Um Feliz aniversário atrasadinho!!

Desejo, com todo o coração, que a vida te seja sempre sorridente. Que muitos outros aniversários venham e você possa estar ao lado de quem ama em todos eles!

Tudo de melhor para ti!!

Abraços!!!!!

Daniel Savio dijo...

Parabéns (mesmo que atrasado).

Mas por que não visita a tua mãe menino (pois já a segunda vez que você fala desta impossibilidade)?

Hua, kkk, ha, ha, vida noturna é massa, mesmo que seja do messenger.

Fique com Deus, menino Hakim.
Um abraço.

Daniel dijo...

olá abdou, fico feliz que tenhas gostado da minha mensagem, parabéns pelo seu aniversário, felicidades e muita paz. Estou te seguindo agora dá uma força lá pra mim tbém, tenha um ótimo resto de semana abços.

UN VOYAGEUR SANS PLACE dijo...

Pessoal, ativei a moderação nos comentários por causa de uma pessoa sem educação que me visitou e foi muito grosseira comigo. Peço desculpas a vós todos pelo transtorno, mas terei de acabar com uma tradição antiga aqui. Beijos nos vossos corações.

Márcio Vandré dijo...

Cara, estou retribuindo a visita.
E já aproveito para desejar parabéns.
Também tenho 23 anos e sei o peso que essa idade traz.
As responsabilidades são maiores. E a adolescência já não é mais realidade.
Espero que consiga seguir.
Um abraço!

RENATA CORDEIRO dijo...

Olá, amigo.
Quando passei para cumprimentá-lo, eu já havia recebido aquele comentário igual ao que você recebeu. Não quis mencionar. Lamentável, para dizer o mínimo. Não é a primeira vez. Sempre publiquei/publico, dei/dou beijos boas-vidas.
Voltou, dizendo que eu não existia, a única que não o temia, me desejou "Tudo o que há de melhor", com um laivo irônico. Carência maior, impossível.
Beijos e conte comigo sempre, se quiser.
Renata

Natália dijo...

Nossa, me deu vontade de te ligar, juro, ou te add no msn, mas achei que era muita liberdade da minha parte....Eu sinto muito mesmo pelo seu aborrecimento.....desculpe mesmo....é isso que dá me ler (eita birncadeira sem graça.....mas vc riu? ah ri vaiiiiii)

Sabe qual é meu sonho? Ter um filho homossexual, todos que convivem comigo sabem disso e sabe pq? Conheço muitos e eles respeitam muito mais a mãe, são companheiros de sua mãe, n todos, claro que há excessões, mas em sua maioria....e que bom humor, maravilhoso, como são pessoas agradáveis, sempre colocando wuem está ao redor pra cima, amáveis, são iluminados....saiba, meu irmão é HT, mas é uma droga de irmão e uma droga de filho, um cavalo, está namorando uma menina mentirosa que está afastando ele de todos os amigos e família. Pelo menos o homem gay (homem sim) é mais esperto na vida, por todo o preconceito que sofre....

Saiba que vc mora no meu coração, e farei sim aulas de frances um dia, mas antes virão inglês ,que é obrigatório e italiano que é minha paixão.....Bjos mil perdões pelo importuno.

VASCODAGAMA dijo...

Oi Amigo;
Quero que saiba que neste momento esta a ser aprovado na Assembleia da Republica a liberdade do casamento Gay;
Dia histórico pra Portugal
APROVADO AGORA MESMO
PARABENS

BEIJO DA PORTUGUESA QUE DESEJA APENAS QUE O MUNDO SEJA FELIZ
A adopção poe enquento esta excluida;(depois se vera)

Anónimo dijo...

Feliz aniversário cara!

TK dijo...

Abdoul, lindo!!
Parabéns atrasada...não li blogs essa semana e assim uma data especial passou!!
Que tudo de maravilhoso aconteça em sua vida e que vc consiga realizar todos seus sonhos.
Vc é um capricorniano, que legal, o mesmo signo do meu amor, sei que algumas caractrísticas diferem de uma pessoa para outra, mas admiro vcs, pela disciplina, garra, ambição...
beijos

Vanderson dijo...

parabens atrasado!!
e vc tá ótimo, nem tá começando a envelhecer ainda, pq eu já estou (tenho 25) !!!
hehehhehehe
abraço e felicidades sempreee!!

Barbara dijo...

Ora, menino, você mesmo se abraçou!
É isso é ser saudável consigo mesmo antes de "precisar" ser com outras pessoas.
23 de idade significa que você começou a viver o seu vigésimo quarto ano - 2+4=6 , que é o número do equilíbrio entre seus opostos e o número do esforço de buscar tal equilíbrio de maneira bela.
Certamente serás desafiado nisso no decorrer do vigésimo quarto ano, a vigésima quarta volta em torno do Sol.
Boa Sorte!

Unknown dijo...

Oi Abdoul,

Tenho sentido sua falta nos comentários e vim saber se está tudo bem. Não pelos comentários, mas porque me preocupei com vc e como parece que mora sozinho, me preocupei. Espero que estejas tudo bem com você. tô com saudades. Beijos e se cuida!!!!