A Minha Filosofia

Eu ficarei para sempre com o que disse Zoroastro, grande sábio persa do século VI a.C., que resumiu o que é estar no caminho correto em apenas uma singela frase:

"BONS PENSAMENTOS, BOAS PALAVRAS, E BOAS AÇÕES."

Quero fazer deste princípio o meu viver, incorporar em tudo o que sou a essência desta visão tão simples, para conseguir estar bem com o mundo e comigo mesmo antes de qualquer coisa.

viernes, 28 de mayo de 2010

Mamihlapinatapai


 Desta vez, quero compartilhar apenas uma palavra com vocês. A palavra é mamihlapinatapai! Como se pronuncia isto? Desse jeito: mámi-lápi-náta-pêi. É uma palavra apenas, não uma frase! Ela vem de um idioma indígena da gélida Terra do Fogo, o dos índios yámanas, hoje quase extintos (menos de 100 ainda vivem).

 Mamihlapinatapai está no Livro Guinness dos Recordes como um dos termos mais sucintos, e uma das palavras de mais difícil tradução que se conhece. Em nenhum outro idioma, a não ser no original, se pode dizer o seu significado sem que para isso várias outras palavras se façam necessárias. Lá vai a tradução para o português e para o espanhol:

Um olhar entre duas pessoas onde ambas esperam que a outra inicie uma acção que as duas desejam, mas que nenhuma tem coragem de começar - Una mirada entre dos personas, cada una de las cuales espera que la otra empiece una acción que ambos desean pero que ninguno se anima a iniciar.

Assim, ficamos a saber o que quer dizer mamihlapinatapai, e não é de se concordar que todos nós conhecemos essa situação? Pois sempre que o outro põe sua face diante da nossa, e os olhos falam mais do que a boca, então é difícil tomar qualquer iniciativa. Dá um frio na barriga, não sabemos por onde começar... Há que se ser muito corajoso para que a mamihlapinatapai seja quebrada!

 

26 comentarios:

Cor de Rosa e Carvão dijo...

Ai, como a gente é complicado... Perdemos tempo demais com essa nossa indecisão e medo. Infelizmente. Eu vivo passando por essa situação...

Adorei o post querido. Beijo no teu coração.

RENATA CORDEIRO dijo...

Olá, meu querido. Você é uma excelente pessoa, um Anjo. Beijos*******

*Anjo

Sou um anjo

Abro as minhas asas

Para descobrir o esplendor do mundo,

Ajudar os corações partidos,

Dar a esperança para continuar,

Aliviar as suas dores

Combater os seus medos,

Sou pomba de asas brancas,

Meu coração é doce e puro,

Meu canto suave e risonho

Embala-te para que durmas

E tenhas lindos sonhos...

Poema da Renata*

+ Se todos fossem como você.

UN VOYAGEUR SANS PLACE dijo...

Rosa cor de Carvão:

Eu também vivo a passar por muitas e muitas mamihlapinatapais! Que palavra enorme, puxa! Mas que sentido tão comum... espero que nós dois tenhamos forças para conseguir falar, mesmo sem coragem, hahaha.

Renata:
Obrigado pelo carinho! O poema está maravilhoso. Palavras tuas mesmo? Não duvido disso. O que achas do texto?

Abraços no coração das duas (e sem mamihlapinatapai, né!).

RENATA CORDEIRO dijo...

Gostei muito do seu texto, querido. Perdi tempo com medo e o que aconteceu? Aquela mulher denunciou o eu e daí, e o de dois amigos em comum, meus e dela. Por quê? Porque eu faço comentários generosos, mas isso não é exclusividade deles. Eu faço comments de amor pra todos, quando eu posso dar atenção a todos. Às vezes eu exagero. Ao meu viver, não existe exagero em amor. O amor não tem peso nem medida, é desmedido.
Um certa noite, eu publiquei um poema, e não conseguia moderar os comentários em nenhum blog. Fui dormir. Quando eu acordei e entrei na Net, tinha um aviso em *letras escarlates* - já leu este romance? - eram vermelhas: este será eliminado em 20 horas se a Sra não tomar as devidas providências em 5 minutos. Assinei tudo, sem ler. Liguei para o número, me retornaram um senha, e fiquei aguardando. Consegui republicar. O poema chamava-se Imenso Amor* e ficou Imenso Amor, venham comigo************ e muita gente foi, e cada vai mais. Só que hoje ela simplesmente escaneou a página do blog Slides. Como eu registrei tudo no blogger, tudo, minha vida, meus textos, minhas imagens, e me comprometi, fui lá e falei. Sem medo.
A postagem dela é assim: HÁ UMA CRIATURA PERICULOSA ENTRE NÓS. PENSAM QUE EU NÃO TENHO CORAGEM!!! Louca. E fiz o depoimento sobre a minha vida na Galeria, se vc quiser ler, sobre os meus braços costurados, etc.
Desde então, o Machado de Carlos me vem oferecendo poemas. E ontem, eu recebi um vídeo sobre biodiversidade dom a Gisele Bünchen, e amarrei com o poema. Agora, acabo de receber outro poema do mesmo autor.
Bisous.
Renata

RENATA CORDEIRO dijo...

São palavras minhas mesmo.
Tudo de bom

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz dijo...

super interessante isto ... e que expressão forte eim? Show a Yasmin ... amei ...

bjux

;-)

* Patty Meirelles * dijo...

"Aposte todas as suas fichas. Seja um apostador! 'Arrisque tudo, pois o momento seguinte não é uma certeza. Então, por que se importar com ele? Por que se preocupar? 'Viva perigosamente, viva com prazer. 'Viva sem medo, viva sem culpa. Viva sem nenhum medo do inferno ou sem ansiar o céu. Simplesmente viva."
(Osho, em "Faça o Seu Coração Vibrar")

Olá! Há quanto tempo não visito seu blog.
Deixo um bj carinhoso e os votos de um fim de semana espetacular.
Patty Meirelles

Daniel Savio dijo...

Interessante, mas a palavra "saudade" só existe no português, sendo que não existe em outra linguá...

Mas com certeza, haverá outras palavras que significam algo apenas na linguá de origem.

Fique com Deus, menino Hakime.
Um abraço.

UN VOYAGEUR SANS PLACE dijo...

Paulo Braccini:
Verdade, forte mesmo a expressão, a palavra é uma das minhas preferidas. Ah, a Yasmin Levy é uma cantora que eu descobri recentemente, e já estou apaixonado. Ela canta em ladino, espanhol, hebraico, árabe e turco. Tudo cheio de paixão...

Patty Meirelles:
Palavras muito sábias essas que me passaste, porque a verdade é que ninguém é capaz de ver o amanhã, de jeito nenhum. Então não há por que se preocupar, hahaha.

Daniel Savio:
Olha, Daniel, isso é verdade. Saudade pertence apenas aos falantes de português, e acho que é a palavra da nossa língua que eu mais amo. O sentimento, contudo, é universal, como atesta, por exemplo, as expressões "I miss you", ou "Tu me manques", respectivamente em inglês e francês, que dizem a mesma coisa que saudade, só que com mais palavras.

Obrigadinho a todos os que me visitaram e participaram. Por favor, COMENTEM!

Unknown dijo...

Me encantei com o significa e com a palavra em si, nunca havia ouvido antes, mas sei muito bem do que se trata, qd tantas coisas passam pela mente mas não chegamos a usar as palavras ara nos expressarmos. Adorei. Beijos amigo!

UN VOYAGEUR SANS PLACE dijo...

Deborah:
Isso mesmo, chaverina sheli! Acertaste em cheio no significado. Na verdade, nem sempre é covardia não falar. Às vezes é melhor não falar nada mesmo, porque talvez não entendam...

Neshika gdolá!

Márcio Vandré dijo...

Meu caro, interessante expressão.
Não a conhecia.
Obrigado por visitar o meu blog.
Sobre o que escreveu por engano, tudo bem.
Não o levarei a mal.
Abraço.

UN VOYAGEUR SANS PLACE dijo...

Sou grato a todos os visitantes. Agora, estarei no Sac do Amor, pois domingo é meu dia lá. Conto com a visita de vocês ali também!

Abraços cordiais.

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz dijo...

Ops amigão, seus coments sempre ricos e profundos ... obrigado pelo carinho por lá ...

OBS: tô pasmo ... como a gente é bôba em fantasiar as pessoas pelo modo virtual né? eu aqui a achar que o menino era tipo baixinho e magrinho ... kkkk ... 1,86 m ... my God ... rs ... inveja do Fernão ... kkkkk

bjux queridão e uma ótima semana

;-)

Vanderson dijo...

Oii!
Obrigado pela visita no meu blog!
E essa expressão é magnífica e muito intensa!
todo mundo, como vc já disse, já passou por uma situação assim!!
abraçoooo!

Renato de Melo Medeiros dijo...

Olá Hakime, compacto os meus sentimentos, presentes e futuros, na poesia...
As imagens que uso são sempre auto-retratos e autorais, dificilmente posto imagens alheias e sempre credito o autor, ou seja, se não tem uma legenda creditando, sou eu que faço, fácil!:)
Espero que vc esteja feliz, amo muito seus escritos.
Abraço-lhe!

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz dijo...

Qto mais te conheço mais te gosto ...

boa semana querido piazinho ... e que vc seja forte para superar todos estes desconfortos ...

bjux

;-)

Bruno dijo...

Oi Hakime (?) rs
Querido, adorei seus comentários no blog e fico muito feliz que tenha gostado das postagens!
(e confesso que precisei do tradutor para o francês. rs
Volte seeeeeeeeeeempre que puder (e quiser), viu?
Seguirei-te também! ;)

E olha, parabéns viu Sra. Casada. Fico feliz que já possa se considerar assim... eu to quase lá... só falta o Brasil liberar. ;)

Um bjo!

Dani Brito dijo...

Oiii Habibi! Eu adoro suas visitas no meu blog, vc é uma pessoa extraordinária!
Adoro trocas de olhares, é tão mágico e sem dúvida falam mais do que palavras. Mas acredito que as pessoas perdem muito tempo e oportunidade quando ficam esperando o outro tomar a iniciativa. Já que os dois sentem que querem, por que não dar o primeiro passo? Isso acontece tanto com a gente né? Quantos olhares não se cruzam e ficam por isso mesmo, né?
MAs e ai, me diz, como estao as coisas no seu trabalho? Resolveu? Olha se precisar de ajuda pode me chamar que eu vou ai bater no seu "colega de trabalho"...rs...
Beijos, fica com Deus!
=)

VASCODAGAMA dijo...

Oi FLÔR DO SUL
Que bom voltares
tinha saudade
TE ADMIRO
Sempre vens casar a PORTUGAL ?
Desculpa se a perguntar é indiscreta
mas, há tanto tempo que nada sabia de ti
FIQUEI FELIZ
Vou voltar
BEIJO

TK dijo...

Hakime, querido!
Linda expressão e muito verdadeira nos dias de hoje,deixamos as vezes de fazer o que queremos com medo, acredito que da rejeição, o ego não suportaria....rs
Beijos!!

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz dijo...

Obrigado Piazinho ... logo logo quem sabe Francisco Beltrão ...

bjux

;-)

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz dijo...

ah! eu ia era a pé mesmo ... mas já que não queres fica para a próxima ... kkkkkkkkkkk

bjux querido

;-)

Unknown dijo...

Hakime

Eu já antes tinha rondado o seu blogue, inclusivamente já me tinha feito seu seguidor e lia muitos dos seus posts no meu Google Reader, pois nos últimos meses, por razões de saúde, tenho andado meio sem capacidade de frequentar muito a internet.

Apreciei muito o seu comentário no «Cova do Urso» e hoje pela manhã bem cedo, resolvi visitar-te e demorar e ficar e sentir.

Para não te perder de vista, linquei este blogue à minha blogosfera. Para te ter mais perto.

O teu blogue é único, especial.

Com continuar com os posts mais lá para trás.

Tudo de bom para ti,

Abraço.

Endim Mawess dijo...

linda mensagem dessa palavra parece quando meu gato voltou de viagem

Lua Marangoni dijo...

Que lindo! Essa palavra realmente tem um significado unico, é aquele momento que "nao tem palavras" mas agora descobri que tem.. rsrs
Só vai ser dificil lembrar dela sem ler ne?
rsrs

beijos