A Minha Filosofia

Eu ficarei para sempre com o que disse Zoroastro, grande sábio persa do século VI a.C., que resumiu o que é estar no caminho correto em apenas uma singela frase:

"BONS PENSAMENTOS, BOAS PALAVRAS, E BOAS AÇÕES."

Quero fazer deste princípio o meu viver, incorporar em tudo o que sou a essência desta visão tão simples, para conseguir estar bem com o mundo e comigo mesmo antes de qualquer coisa.

miércoles, 16 de junio de 2010

Ninguém Pode Conhecer Ninguém

Cheguei à conclusão de que ninguém pode conhecer uma pessoa, por mais que conheça suas palavras, vivências, sentimentos, reacções. Podemos no máximo ter uma ideia de quem alguém é, uma ideia que, por mais que chegue a aproximar-se da realidade, permanecerá sempre a ser uma ideia e nada mais. Não podemos conhecer sequer a nós mesmos! Deixemos de lado a presunção de querer conhecer os outros. Apenas vivamos. Nada mais.

 Minhas actualizações do mundo da Internet (e do mundo da realidade também, afinal as duas coisas são uma só, não é mesmo?). Espero que gostem, fiz com muito carinho. Logo, logo tem mais... abraços!
  • Fotografias novas aqui (as do final da página).
  • Um dilema dos casais aqui.  
 

26 comentarios:

Hod dijo...

Com Razão amigo Hakime. Nunca vamos conhecer 100% uma pessoa. Eis aí um dos maiores enganos. Quanto muito podemos apenas observar alguns compoetamentos que podem ser padronizados.

Excelente texto.

Forte abraço ao amigo.

Danny dijo...

Realmente não conhecemos nem a nós mesmos, a mente humana é complexa demais para se entender!!!

Dani Brito dijo...

Oi Habibi!
Eu diria que é impossivel conhecer alguém muito afundo. Mesmo os casados ha muitos anos não se conhecem, porque o que está na sua mente, eu não posso saber. O tempo vai nos mudando, somos mutáveis porém nunca perdemos certas características não é mesmo?
Teu bloguito está liiiiiiiindo!!!
E você, está bem?
Beijos, beijos.

endim mawess dijo...

mudou de foto por minha causa né? ficou melhor mesmo. mas ainda vou uardar aquela outra imagem na minha cabeça. Não sou programado para mudanças.

endim mawess dijo...

mudou de foto por minha causa né? ficou melhor mesmo. mas ainda vou uardar aquela outra imagem na minha cabeça. Não sou programado para mudanças.

Bruno dijo...

Lindo,
Não consegui ver o link que vc mandou, detectou um virus naquele blog. Estranho...

Mas fiquei curioso pela versão em espanhol, vou pesquisar depois.
Vc já a versão piada? A brasileira.

Eu tbm tenho uma quadinha por judeu. Acho very sexy.

rs

Bjoo!

Anónimo dijo...

Hakime

E ainda tem uma outra armadilha, que volta e meia cometemos... o "vestir" no outro as nossas expectativas, o que gostaríamos que ele fosse... O que só gera frustrações, é claro, porque mesmo que ele tente ser o que o nosso desejo faz dele, mais cedo ou mais tarde a "máscara" vai incomodar, e cair. E a culpa terá sido nossa, não dele.

Bise,

Deb.

sagitario dijo...

olá jovem,
continue a lutar pelos seus ideais e nunca se acomode, pois nós levamos desta vida a vida que a gente leva.
Eu já fiz 60 e tal anos e ainda não deixei de acreditar num mundo melhor para o meu neto e todos os netos do mundo.
completei o meu post relativo a creches na china, volte lá e veja aquela miséria moral e material.
fique na paz e seja fique e continue feliz

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz dijo...

Adorável querido Abdoul ... uma parte de vc que sente e que pensa eu conheço um bocado e adoooro ...

bjux

;-)

Unknown dijo...

Adorei a sua nova foto, está lindão!
Se já é difícil nos conhecermos, imagine a outra pessoa. Nunca podemos conhecer alguém por completo, apenas pedaços... mas cada pedaço é um universo inteiro!

Amei as suas fotos, vc é um rapaz lindo, tanto com seu cabelo crespo lindooooo como liso, tem olhos extremamente expressivos que falam por si só, deveria gostar mais de si amigo, vc não só por fora mas como por dentro é lindo e se vc não se amar, quem irá!!!?
Uhuu vi sua medalha de David!!! Linda! Adorei sua descrição, sincera!

O blog tb está lindo, lugar gostoso de chegar e te ler.Ah outro dia joguei tarôt aqui e saiu muito bem haha, vou fazer de novo!

Ps- Adorei a idéia dos links, fui em todos hah Bjsss

Jussara Christina dijo...

Meu querido amigo!
Eu não tinha reparado no teu blog, achei que era só o SAC DO AMOR!
Não imaginei que fosse tão jovem ... de onde vem tanta sabedoria?
Amo qdo vc comenta meus textos e fico realmente feliz e agradecida com o teu carinho.
Aprendi a gostar muito de ti.
E se vier a Sampa algum dia, me avisa, e a gente vai no Bar Brahma da Av. São João!!!!!!
Vai ser um prazer.
Bj doce menino e se cuida.
Jussara

Bruno dijo...

Então, gato... Eu Não Nasci Gay é a "versão brasileira" de I Will Survive.
http://www.youtube.com/watch?v=_1vSmTDX2-0

Só achei essa montagem péssima do filme, mas a musica é essa...

Já te falaram que seu blog é um trombolho de tão pesado? Não faz idéia do sufoco que passo pra entrar aqui... pq o PC do trampo é mto ruim.
Só venho pq vale a pena mesmo..

Bjão!

Vanessa Souza dijo...

A gente mal se conhece, o Outro é sempre um estranho.

Reinaldo (colaborador) dijo...

acho que se conhecessemos totalmente não teria graça.

Endim Mawess dijo...

te peguei gatinho, na verdade errei de proposito pra vc ter que me dizer seu nome..parece que é ricardo né? li a entrevista. e quanto a foto estou ngoiando com meu namorado, mas sabe que em termos de blogosfera é bom que não digam que tô apelando, sei que vc consegue muitos leitores graças a beleza.

Mari Amorim dijo...

Passei para ler e desejar um excelente final de semana,
Boas energias,
Mari

Endim Mawess dijo...

ia me esquecendo as musicas do seu playlist são lindas: zeb e hainya, o bulgaro maravilhoso miroslav, mas essa proxima da yasmin muito ruim. chega doi no ouvido, desculpe somos amigos só a verdade entre nós. ricardo rsrsrs

O Gato de Cheshire dijo...

Meu Deus, mas que honra ter sido tão amplamente elogiado por um rapaz sensível e inteligente como vc... Aliás... Sensível inteligente e chique.. Blog em português, francês, outro discutindo direitos humanos, comentando da policia do Sri Lança e o Diabo... Muito Fino mesmo....
Bem... Brincadeiras a parte fiquei contente por ter percebido que de fato gostou e ainda releu textos antigos. A pouco tempo estava dando uma olhado nos meus últimos posts e tenho achado eles bobinhos... Acho que é por que to numa fase melhor e sempre acho a felicidade meio débil mesmo... Momentos de tristeza ou indignação trazem produções melhores. Mas ai vem um cara todo bacana e faz um elogio, o blogueiro fica todo bobo...
Obrigado pelos elogios, tb gostei bastante do que li por aqui e por favor, fique a vontade pra voltar sempre.

Merci!!!

Edson Carmo dijo...

Querido Hakime,

Sócrates disse: "Conhece a ti mesmo”, mas eu pergunto: “como você pode conhecer a si mesmo?” Quem será o conhecedor e quem será o conhecido? O conhecimento depende de uma divisão – esta é uma das técnicas cientificas para o conhecimento.

Ora, posso conhecer você, você pode me conhecer, porque eu me torno um objeto de análise quando você é o analista, o conhecedor. Mas como você pode conhecer a si mesmo? E si você tentar conhecer, aquilo que você conhecerá não será você mesmo. O conhecedor sempre recuará; o conhecimento sempre será categorizado como objeto e você será categorizado como sujeito.

Você pode conhecer o corpo, mas você não é o corpo. Você pode conhecer a mente – porque você não é a mente. A mente e o corpo são os objetos e você é o conhecedor, o observador.

Observe, perceba, você recua, continua recuando, você é uma transcendência sutil. Tudo o que você sabe, imediatamente o transcende. No momento em que ficou conhecido, você se separa dele. Se você disser: "Conheci a mim mesmo", o que você quer dizer? Quem conheceu quem? Você é o conhecido ou o conhecedor? Se você for o conhecedor, você ainda permanecerá desconhecido.

Pronto, deixo essas linhas para provocar mais reflexão.

Um grande abraço do amigo,

Edson Carmo

Gisela Rosa dijo...

Você é muito criativo Hakim. Obrigada pelas suas palavras lá na Matriz dos sonhos.

Um abraço e bom domingo para você.

Ruby dijo...

Acho que por mais que convivamos com uma pessoa, nunca o tempo é suficiente pra se conhecê-la, nunca
se sabe o que se passa na mente ou do que ela é capaz de fazer, surpresas podem aparecer, acho que nem nós mesmos sabemos do que somos capaz até que viavmaos determinada situação, isso traz um pouco de medo.
Agradeço de ♥ seu comentário mega inteligente no meu blog. Escrever é uma arte que desejaria imensamente possuí-la. Abraços.

Everson Russo dijo...

O ser humano é complexo,,,cheio de misterios e conflitos,,,jamais iremos conhcer totalmente uma alma...abraços fraternos de boa semana pra ti.

reinaldo dijo...

VIM ATRÁS DE POST NOVO MAIS JÁ QUE NÃO TEM, VOLTO DEPOIS, O ENDIM JÁ ME DISSE QUE SEU NOME É RICHARD.

Cor de Rosa e Carvão dijo...

Guri, que transformação tu fizestes por aqui. Hehehe. O blog tá show! E os teus cabelos então? Hehehe. Confesso que adoro crespos. Nunca que alisaria meus cabelos, não tivesse havido um erro no salão que frequentava [ou nao]. tenho saudades dos meus toin toin. Bjocas, tu tah gato.

Cor de Rosa e Carvão dijo...

Guri, que transformação tu fizestes por aqui. Hehehe. O blog tá show! E os teus cabelos então? Hehehe. Confesso que adoro crespos. Nunca que alisaria meus cabelos, não tivesse havido um erro no salão que frequentava [ou nao]. tenho saudades dos meus toin toin. Bjocas, tu tah gato.

Mauricio-professor dijo...

Mudanças. Precisamos sempre delas. Mudanças visuais. Cabelos lisos que encantaram mais seus olhos. Está muito bem. Abraços do amigo.