A Minha Filosofia

Eu ficarei para sempre com o que disse Zoroastro, grande sábio persa do século VI a.C., que resumiu o que é estar no caminho correto em apenas uma singela frase:

"BONS PENSAMENTOS, BOAS PALAVRAS, E BOAS AÇÕES."

Quero fazer deste princípio o meu viver, incorporar em tudo o que sou a essência desta visão tão simples, para conseguir estar bem com o mundo e comigo mesmo antes de qualquer coisa.

viernes, 2 de julio de 2010

Charme


 Uma fotografia de Greta Garbo (1905-90), famosa actriz sueca
  
 Segundo o Dicionário Priberam (que eu consulto frequentemente e recomendo!), o substantivo masculino "charme", que veio do idioma francês, quer dizer: 1) Encanto ou atracção que algo ou alguém consegue exercer sobre outrem; 2) Qualidade daquilo que atrai ou dá prazer aos sentidos. Assim sendo, quero dizer agora a ideia que eu tenho sobre o que é charme. 

 Além do citado, penso que charme é antes de mais nada originalidade. Onde não há originalidade, singularidade, também não haverá atenção, não haverá estímulo para atrair-se para ali. Fazer charme é mostrar o que se é. E é nas horas mais inesperadas, não calculadas, que mostramos nosso "eu". Nos momentos de brincadeira, uma palavrinha irónica saída espontaneamente de nossa boca ou um jogo de olhares repentino dizem muito sobre nós. Charme é ser original, nada que é cópia é charmoso (a não ser que faça isso de modo original, hahaha, não sei se vocês me entenderam). Há várias maneiras de se fazer charme, de chamar a atenção alheia sobre si e escrever é uma delas. A escrita, além de tudo, revela quem é o escritor. Revela seu carácter, ao menos traços dele, a quem o lê e interpreta. Escrever é uma das principais maneiras de se fazer charme, reconheçamos!
  Recebi de minha amiga Daniele Brito, de São Paulo, o selo acima, dedicado a blogues que são charmosos. A Dani é uma mulher que não sei se é mais bonita que inteligente, ou se é mais inteligente que bonita. Provavelmente tem beleza e inteligência em níveis iguais, e elevados! Ela diz o que pensa e sabe como dizê-lo, por isso é que visito o seu espaço. 


 Este selo é especial, não posso simplesmente oferecer a qualquer um que me visite, sem escolher para quem. Tenho que presentear a uns dez amigos que julgo terem blogues que despertam a nossa atenção. Não é fácil, tendo em vista que leio muitos blogues dos quais gosto, afinal blogar é um de meus passatempos. Peço desculpas por não poder incluir todos aqui desta vez! Os felizardos são (em ordem alfabética):

 A poética Alma Mateos Taborda,
 A apaixonada Alyne,
 O bem humorado Bruno,
 A descontraída Deborah,
 A criativa Deborah Zaniolli,
 O detalhista Endim Mawess,
 A espirituosa Lua Marangoni,
 A reflexiva Lumena Oliveira,
 O preguiçoso Mauricio Esdras
 O filosófico Paulo Braccini,
 O observador Renato de Melo Medeiros

  A todos vocês, meus queridos, o meu desejo sincero de um bom sábado e um domingo igualmente maravilhoso. Sabiam que vocês fazem um charme e tanto? Agora vou visitar a vocês, para comunicar a notícia. E, de coração, desejo o mesmo aos meus outros amigos, e também visitarei a vocês, que blogue é uma coisa que eu gosto muito, sempre que tenho tempo eu leio. Blogue é cultura, é entretenimento, é sentimento, é informação e muito mais. Melhor do que televisão, e comparável aos livros!

27 comentarios:

(CARLOS - MENINO BEIJA - FLOR) dijo...

OLha,eu sempre disse que a poesia é meu charme. Claro, não só meu, maas de todos os poetas. Um grande diferencial, uma grande carisma , um brilho que os poetas carregam. Muito gostoso andar na rua e ouvir. "Olá, poeta". Boa sua ideia. Um abraço

Dani Brito dijo...

Habibiiiiii!!! Olha perai que eu vou ali me buscar na lua porque eu fui la em cima com tantos elogios!! Não sei se mereço (na verdade não..rs) Mas eu sou muuuuuuito grata pelo teu carinho, meu amigo. Olha, eu adoro abrir o blog de manha e ser presenteada com tantos comentarios carinhosos por vc (você quer me fazer chorar não é ?? Confessa!). E charme vem mesmo de dentro de cada um! Teu blog não tem só charme como também muito conteúdo e expressa a pessoa maravilhosa que eu tenho certeza que você é!
Ahhh só uma correçãozinha sem importância: meu nome é Daniele! rsrs.
E a respeito do seu comentario de Fevereiro, eu me ausentei um pouco por causa do trabalho...rs...mas ahh relaxa, todo mundo se engana!!
Eu nem tenho palavras pra te agradecer, e mais uma vez, me surpreendeu!
Fique com Deus e saiba que mesmo com a distância, e mesmo que nosso contato seja apenas pelo mundo virtual, por tras de toda tecnologia existe um ser humano com um coração, estou aqui torcendo sempre pelo seu sucesso em todos os aspectos!
Superbeijo!

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz dijo...

Charme é vc, seu blog, sua sensibilidade, seu carinho e sua atenção ... adoro tudo isto ... vai daqui um beijo cheio de charme para vc piá dos olhos lindos ...

bjux

;-)

UN VOYAGEUR SANS PLACE dijo...

Menino Beija-Flor:
Isso da poesia, que dissestes agora, vale mesmo! A poesia é uma jóia, meu irmão. Um dom de poucos e para poucos. Escrevo meus versos às vezes, para por para fora um pouco da minha vida, e a poesia ajuda-me, é um consolo que me dou a mim mesmo, um presente de Deus. Sei que és poeta, e te parabenizo. Somos dois homens de sorte! Obrigado pela visita, e logo mais será retribuída, amigo.

Daniele Brito:
Amiga, que bom que com minhas palavras consegui te levar à Lua! Não voltes de lá, não, que é para lá que te quis mandar, realmente! Mereces todo o meu carinho, como amigo é claro. Já, já te visito outra vez, amiga.

Paulo Braccini:
Piá, eu? Hahaha, 23 anos e ainda tanta gente me chama assim... Só aqui no Paraná é que usamos a palavra "piá" para referir-se a menino, e muito me lisonjeias quando me chamas dessa maneira. Obrigado, daqui há pouquinho faço mais charme no teu blogue.

Abraços a todos, muito bem dados!

Unknown dijo...

Chaver sheli,

Seu post agora foi de um charme só viu haha, sério! Concordo com vc qd diz que os blogs são parecidos com livros, para mim é como ler jornal diariamente, só que eu não gosto de jornal, então prefiro os blogs haha.

Amigo, obrigada pelo selo e por me achar criativa, fico felizzzzzzzzzz haha, neshika anakit(enorme) Bjs!

Unknown dijo...

E outra coisinha, adorei que vc colocou em Hebraico o nome do seu blog tb, mas não precisa escrever Perah shel hadarom, se escreve somente Perah Hadarom, mas como vc escreveu não está errado, é a tradução, só que em Hebraico algumas palavras são desnecessárias em algumas sentenças. Beijos amigo querido!

UN VOYAGEUR SANS PLACE dijo...

Deborah:
Gam neshikot anakitim leha: beijos enormes para ti também. Obrigado pelo carinho, sabes que quase todo dia te visito, e vou-me lá daqui a pouquinho. Blogues são um luxo, adoro-os como tu os adora, mas leio jornais também, háhá! Obrigado pela correcção, mudarei é agorinha! Meu hebraico ainda é pequeno, ivrit sheli meod. Shabbath Shalom, chaverah sheli sheli!

Déia dijo...

Que charme!! Adorei...
Parabens aos ganhadores!

bj

Bruno dijo...

Ai que TUDO!
Adorei a indicação!

E adorei o que disse sobre charme e originalidade.
Definitely escrever revela muito sobre o escritor.

Bjão!

UN VOYAGEUR SANS PLACE dijo...

Déia:
Parabéns pelo casamento, amiga, te invejo muito, hahaha, espero que sejas feliz para sempre. Mereces, e quando der me visites. Beijos.

Bruno:
Que bom que gostastes, foi com carinho. Até.

Ruby dijo...

Acho que charme envolve muita coisa, mas originalidade realmente é um charme, jeito de ser, de viver, enfim, ter charme é ser encantador em muitas áreas, adorei sua observação sobre isso.

Anónimo dijo...

Merci, meu querido! Adorei saber que estou entre os seus top 10, adorei receber o selo! :-)

E acho que ter charme é fundamental... sempre.

Um grande final de semana para você também. Que pintem coisas bacanas e interessantes... e charmosas ;-)

Beijos,
Deb.

Lua Marangoni dijo...

Queridissimoooo!!!
Nossa, não tenho palavras para agradecer o presente que me deu! serio mesmo! è meu primeiro selinho , e pode ter certeza que será sempre , sempre lembrado com todo o carinho e agradecimento!

seu texto além de um charme, foi um Luxo só! rs

Obrigada pelo carinho e adorei saber que me acha espirituosa!!! =D

Adoro vir aqui e ler seus texto sempre muito bem escritos, conseguimos perceber por eles o carinho que vc tem pelo blog.

Beijos!!! *-*

Lua Marangoni dijo...

Ha! E que coisa boa que me contou heim!!! Vou ficar aqui torcendo muito por vc. Divirta-se muito, pq a cidade é linda , ne?

Eu nao estive lá nao. Infelizmente, fiuei pouco tempo e nao tive tempo. Lá é quente demais! mas a cidade venta bastante e isso dá uma ajuda. Ainda bem que está indo nessa época, imagina se fosse no verão...

Muita Muita Muita sorte lá!!!

Viaja quando?

beijos querido!

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz dijo...

em tempo: agradecendo de coração a homenagem do querido amigo ... thanks

;-)

Alma Mateos Taborda dijo...

Muy agradecida por el Premio. Lo llevo feliz y emocionada. Muchas gracias y un abrazo enorme querido amigo y poeta.

Endim Mawess dijo...

obrigado por ter se lembrado desse humilde blogueiro, o marcelo está dizendo que dei azar pro Brasil.

Endim Mawess dijo...

vc acha melhor eu postar 2 vezes por semana ou apenas uma?

Daniel Savio dijo...

Realmente charme é algo desperto se esforço...

E obrigado pelo o teu último comentário, é que sou meio simples demais ai os comentários ficam pequenos.

Você fez mudança dupla, de layout e de estilo, interessante.

Fique com Deus, menino Hakime.
Um abraço.

Ruby dijo...

Sempre muito simpático e 'charmoso', educação, simpatia também estão na lista. Obrigada pelo selo.

Lumena Oliveira dijo...

Charme é tudo isso que tu dizes. Estou completamente de acordo.

Por exemplo: a forma como somos acarinhados por ti, pelo teu belíssimo blog, é Charme!

Grata amigo pelo selo Charme! Vou deixar passar uns dias porque tenho lá um post recente. Breve venho repassar o selo charme.

Bom sábado amigo!

Abraços,
Lumena

Jussara Christina dijo...

Vc meu menino lindo qe é um charme!
Doce e inteligente, adoro vc e teu cantinho magnífico!
Eu postei umas fotos do Vinícius no blog vc viu?
Não estou cobrando rssss, mas SINTO MUITO TUA FALTA NOS COMENTÁRIOS!!!!!
Um final de semana iluminado ... bjs carinhosos!

UN VOYAGEUR SANS PLACE dijo...

Jussara Christina:
Que bom que postaste fotografias do Vinícius, teu filhote lá, já já vou lá ver! Abraços afectuosos minha linda! Adoro quando fazes charme por aqui!

http://graceolsson.com/blog dijo...

O MEU CHARME ESTÁ NAS FOTOS QUE CAPTO...O MEU RAINBOW

BJS E DIAS FELIZES

graceolsson.com/blog

Santo&Pecador dijo...

Amigo, acho que os elogios à Dani são bem merecidos, assim como tenho a certeza que os que ela te faz o serão.
Concordo com as tuas palavras, pois o charme è algo que não se aprende, ou se tem ou não se tem, nasce com a pessoa.

Abraço, gostei do seu espaço!

PS: Felicidades para a novidade que contaste à Dani! ;-)

Bruno dijo...

Adorei o selinho, querido!

Vou já postar!

Tks!

Ahh, e a Greta é fabulosamente linda, né?
Elegantérrima!

Ká Moraes dijo...

Ainnn, eu também recebi esse selinho da minha amiga Dani Brito. E até fiz um post homenageando os amigos. Dá uma passadinha lá pra ler. Estás me devendo uma visita!!


Beijooo!!