A Minha Filosofia

Eu ficarei para sempre com o que disse Zoroastro, grande sábio persa do século VI a.C., que resumiu o que é estar no caminho correto em apenas uma singela frase:

"BONS PENSAMENTOS, BOAS PALAVRAS, E BOAS AÇÕES."

Quero fazer deste princípio o meu viver, incorporar em tudo o que sou a essência desta visão tão simples, para conseguir estar bem com o mundo e comigo mesmo antes de qualquer coisa.

sábado, 31 de julio de 2010

E se a Liberdade fosse Completa?

 Disse o filósofo e sociólogo esloveno Slavoj Žižek (1949-) : "Quando não há ninguém que se oponha ao que queremos, ocorre exatamente o oposto do que nós desejamos, pois a liberdade completa não nos agrada: se todo o peso das escolhas cair exclusivamente sobre nossos ombros, a dominação do outro será total e a capacidade de escolher converter-se-á em pura fantasia. Isso será um desestimulo ao nosso desejo de poder escolher por nós mesmos". 

 E vocês meus leitores, o que pensam? É verdade ou não é? Quem tem algo a dizer, que manifeste-se agora, ou cale-se para sempre!



27 comentarios:

sagitario dijo...

a liberdade não tem preço, mas para se conquistar equivale a termos muita responsabilidade e sem respeito por nós próprios nunca alcançaremos esse bem tão precioso que é a liberdade.
Porém quanto mais livres somos, mais sós nos sentimos, isso quer dizer que só damos valor às coisas enquanto não as temos, depois passa o encanto.
O ser humano é mesmo assim só quer o que não tem depois de o ter sente necessidade de partir para outra coisa qualquer, somos mesmo contraditórios,
um bom final de semana e lembrem-se ser livre é ser feliz

UN VOYAGEUR SANS PLACE dijo...

Sagitário;

Minha cara, tens razão. Conquistar excita-nos; depois que já está cômodo, sentimo-nos enfastiados, o tédio domina nossas vidas.
Bom fim de semana para ti também, tenhas um agradável dia de sábado.
Au revoir.

Állyssen dijo...

Talvez faça parte da liberdade o desafio... sem obstáculos a enfrentar, não há o vôo do condor em plenitude!
O que motiva o ser humano na busca de objetivos e metas é a passagem de empecilho em empecilho, em que, cada passagem, cada transpor e vitória irá reforçá-lo e motivá-lo para a próxima...
E, acima de tudo isso, há o sonho, que pede urgentemente para ser adotado e sonhado... se fosse um denominador comum, não se chamaria sonho...
Bem, essa é uma ideia, mas nunca quererá dizer que não existam outras possibilidades... Baseei-me num pensador chamado Skinner, sobre a motivação...

Abraços, amigos e meus parabéns pela problemática lançada! Gostei muito do pensamento do filósofo.
Até a próxima!

Álly.

http://floresdevenus.blogspot.com/

UN VOYAGEUR SANS PLACE dijo...

Álly Flor de Lys;

O que nos faz fortes? O desafio? Muito boa a tua resposta. Sem desafios, não podemos treinar-nos para a vida, não aprendemos a nos superar cada vez mais. Até logo, estou indo visitar teu cantinho...

Jhow Carvalho dijo...

Olá tudo bem? Vi um comentário seu no meu blog, sobre a pergunta como se explicam as insatisfações do coraçao, muito interessantes suas observações, bom eu estive ausente por um tempo, mas agora retornei com força total.
Quanto a sua postagem tenho dizer que o ser humano que o ser humano nunca se contenta com nada e com a liberdade não é diferente, os que não tem liberdade sentem-se presos, pois não conseguem fazer nada, porém acabam fazendo as maiores besteiras as escondidas, já os que dominam de plena liberdade, se sentem largados porém adquirem responsabilidade mais rápido, pois precocemente precisam aprender a tomar decisões sobre o que é certo, e o que é errado, alguns conseguem e são bem sucedidos, outros não e tem uma curta existência

Arthur Alter L. dijo...

Meu querido,
Enfim, o final do conto rsrsrs
Minha vida esta uma loucura mas enfim organizando o tempo...
bju
Arthur

Daniel Savio dijo...

É mais facil dominar quando damos a ilusão que a outra pessoa que manda, fato...

Não se o preocupe, o meu problema do coração é arritmia, o X da questão é que também tenho pressão alta, ai ferra tudo se juntar.

Fique com Deus, menino Hakime.
Um abraço.

Unknown dijo...

Sheli lindo,

Tudo que é proibido parece chamar mais atenção e nos atrai, e se fôssemos livres para fazer o que quiséssemos talvez não seria tão atraente assim. Beijos enormes e Shabbath shalom!

Eugenia Pura e Simplesmente dijo...

Sempre dei muito valor a liberdade em suas diversas formas, e quando percebo que ela está sendo repremida fico muito irritada, aborrecida mesmo. Um beijão

Ruby dijo...

Liberdade é um sonho que todos tem, alguns a conquistam com dificuldade outros têm que morrer pra que uma nação, ou um grupo de pessoas tenham liberdade, ninguém gosta de viver oprimido, mas tam pessoas que não sabe o que fazer com ela, que acaba trazendo algum tipo de problema e lhe aprisionando, olha que paradoxo! Me entendes? Há quem diga: minha liberdade começa onde termina a sua. Se bem que nunca netendo bem isso! Mas nascemos pra ser livres, so precisa saber gerenciar sua liberdade e char o caminho para ser feliz. Obrigada por passar lá.

meus instantes e momentos dijo...

bonito teu blog.
Bonito, inteligente e sensivel.
Muito bom.
Maurizio

Jhow Carvalho dijo...

Oi tudo bem? Mas então aquele conto ainda não terminou semana que vem vou postar mais uma parte...

Abraços...

Dani Z dijo...

Como diria São Paulo "Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém"... acho q liberdade é isso :)

Sandra Gonçalves dijo...

A liberdade é como aquela fruta pendurada lá no alto da arvore em um galho fragil...
precisamos de um impulso para alcança-la.
è a mais gostosa a mais bonita a mais desejavel.
Se está embaixo pode estar sem graça.
Tudo que nos desafia nos impulsiona.
Bjos achocolatados

Angel dijo...

A liberdade é um facto de experiência que não pode ser negado. Não se trata contudo de uma liberdade absoluta.
Como tudo o que diz respeito só ao homem, ela é limitada e parcial... pena, não podermos alcançar a plenitude de se4mos livres!

um anjo

Déia dijo...

humm tema polêmico, meu caro...

Acho que temos que ter cuidado com uma total liberdade... o mundo pra ser mundo, pra vivermos em comunidade, merece certos limites...

bjkas

Anónimo dijo...

EU NAO CONSIGO VIVER SEM LIBERDADE.
Confesso que tenho dificuldade. E brigo muito para voar...
Uma vez por ano, sabe?, eu me solto no Mundo...por 2 semanas..O marido so sabe de mim, por email...Os filhos, idem...
Preciso disso para viver...erspirar--bjs e dias felzies
Grace Olsson

Insana dijo...

Se a liberdade fosse completa eu nao seria feliz.

bjs
Insana

Juliana Sphynx dijo...

Gostei muito do blog.
Boa semana!
=D

Léo Santos dijo...

É realmente uma ideia inteligente e verdadeira, porém, na prática as coisas são diferentes, pois, o homem é ganancioso e vil, gosta de dominar nem que seja através da covardia... Aposto contigo que nesse momento em que estou escrevendo exitem muitos homens doidos para dominar alguém, algum lugar ou até mesmo o mundo!

Um abraço!

TK dijo...

Olá querido, obrigada pela visita e por acietar meu convite no face book...
Bom, sobre seu post...acredito que a liberdade verdadeira só é possível quando não tivermos mais apego, dificil não??
Beijos e boa semana!!

Diego! dijo...

Liberdade...
Os conceitos sempre vão depender do grau de acesso!rs

Fernanda dijo...

eu acho que a liberdade só existe porque tem algo oposta a ela,e sem esse algo,ela não teria razão,as vezes a gente só dar valor as coisas boas quando a gente passa a observar o que seria o contrario dela.E a humanidade mesmo sem perceber,necessitou se livrar dessa total liberdade,como modo de evolução até...para vivermos melhor com o semelhante...então acho que a liberdade é necessaria entretanto que ela venha sempre com dosagens.

po amo seu blog,feliz demais por voltar aqui=) boa semana.

Fernanda dijo...

Olá! Tudo bem? Olha obrigada mesmo pelo teu comentário no blog,são comentarios assim que me fazem voltar a escrever...Eu tinha excluido meu blog o Liberdade,com o desejo de não mais criar nenhum blog,de aquele ser o ultimo e fim...só que ai tive medo de as letras se afastarem de mim,e criei agora esse blog...só que agora ele vai ser uma coisa mais calma,mais tranquila,mas enfim,obrigada mesmo de todo coração pelo teu comentario lá.continuo seguindo aqui.=p

Mari Amorim dijo...

Meu lindo,
passei pra deixar um beijão pra ti,
espero que tenha ficado bom,
Boas energias
Mari

Estações de Novembro dijo...

A liberdade total, seria o massacre de toda a raça humana. Ao conquista-la por inteiro, cairiam. E sem impulso, motivação para levantar estariam. Antes barrados, e sem total a liberdade, do que deprimir no mundo sem limites, a liberdade histérica.

'O bem habita o mal, assim como o mal habita o bem.' Ambos precisam do equilíbrio e é assim, que nós seres humanos somos.

Claudia Regina dijo...

Ah, essa "liberdade", tão sonhada pelo ser humano que vive "algemado" de diferentes formas. A liberdade é um sonho, e talvez seja melhor não despertar deste sonho. Talvez esse sonho realizado torne-se um pesadelo...

Beijos, meu querido