A Minha Filosofia

Eu ficarei para sempre com o que disse Zoroastro, grande sábio persa do século VI a.C., que resumiu o que é estar no caminho correto em apenas uma singela frase:

"BONS PENSAMENTOS, BOAS PALAVRAS, E BOAS AÇÕES."

Quero fazer deste princípio o meu viver, incorporar em tudo o que sou a essência desta visão tão simples, para conseguir estar bem com o mundo e comigo mesmo antes de qualquer coisa.

martes, 10 de agosto de 2010

A Minha Família

Oh, minha gente, estou tão emocionado! A saudade está toda ela em mim, completamente.

"Amanhã é 23", canção do Kid Abelha

 Varei a noite passada remexendo o Orkut atrás de saber de algum parente. Para quem não sabe, há quatro anos que saí de casa, completados agora, 15 de Julho; perdemos o contato desde então, minha família e eu, ficando eles em Botucatu, no interior do Estado de São Paulo, e eu a rodar o mundo. Não considerava seriamente a possibilidade de encontrá-los pela Internet, tive certo medo, sei lá... mas ontem de noite me bateu essa ideia na cabeça e fiz! Achei uma prima, depois outra, e através desta última um irmão. Foi complicado, pois eles têm nomes diferentes no Orkut (a prima, por exemplo, que é a Fernanda Garcia, escolheu se chamar "Fernandinha & Claudinho", em homenagem ao namorado). Já lhes solicitei amizade, identificando-me. Resta só esperar pelas respostas.

 Abaixo, apresento-lhes a minha família! São os Fernandes. Minhas primas têm outros sobrenomes, porém o sangue não muda; sei que ainda não terminamos nossa história em comum, mesmo sendo provável que eu nunca mais volte a morar na cidade onde eles vivem. Se Deus quiser, muito em breve retornarei para uma visita. É pena não ser possível mostrar aqui nenhuma fotografia de minha irmãzinha cigana, a doce Aninha, das tias, dos outros irmãos (eu tenho sete); é que não encontrei, infelizmente. Amigos, me desejem sorte.

Fernanda Rafaela e a filha Ketlen, que tinha um aninho quando eu parti, agora cinco. Fernanda hoje tem 19 anos, e já espera o segundo filho (não tem cabeça, apenas um grande coração)
Minha prima Fernanda com sua linda Ketlen, que parece ser uma criança extrovertida feito a mãe, as duas louras como anjos...
Será um menino, ou será uma menina? E eu, que sei que nunca terei filhos, sinto até uma certa "inveja branca", digamos assim. Que Deus te abençoe, prima!
Esta é a foto de minha prima Sabrina Vizzotto;  ela é mais nova que sua irmã Fernanda um bocadinho, e mudou totalmente desde que a vi pela última vez, os cabelos agora curtos e lisos, mas o sorriso está igual
Com vocês, José Alfredo Tomás Fernandes. Segundo filho de minha mãe, depois de mim. Data de nascimento: 22 de Julho de 1990. Signo de leão! Era silencioso, e dizem que no silêncio está a sabedoria, então...
Zé, quando eu saí de casa, deixei uma criança lá no sítio. Vejo que no fundo ainda és uma criança, pelo menos tens a cara
O que essa barba faz no teu rosto? Ela é uma marca do tempo que passou
E tu não mudaste nada, meu irmão, continuas exatamente igual!
Posso ver o quanto és livre. Sempre tu foste independente, sem amarras. Talvez bem mais livre do que eu sempre quis ser
Vejam que cena elegante! Ah, meu irmão, quem seriam os teus novos amigos?

E as amigas? Negar que tens um carisma só teu - impossível...

Adorei ver teus cabelos compridos; não sabia que mudarias tanto o visual, e ficou perfeito assim

Nós conservamos nossa inocência, mesmo quando queremos aparentar frieza pelas roupas, comportamentos, atitudes etc. Um simples gesto nos revela o interior

 Minha mãe! Tinhas que aparecer logo de copo na mão? Dona Eva, o que os outros pensarão? É brincadeira, sabes que te amo, agora muito mais que no passado. Ah, e me perdoarás a ausência: uma mãe sempre perdoa um filho. Eu sou um mau filho, mãezinha, me perdoa!

Às vezes, minha mãe, eu me pergunto: por que saí de perto do teu aconchego? Estava coberto pelo teu amor, que talvez eu não via justamente por ser tão abrangente. Quem sabe eu não devesse voar longe do ninho para aprender a ser o que eu era, e a verdade é que o que eu era naqueles dias era um pedacinho de ti! Ainda sou, querendo ou não, e como quero... Li isso em algum lugar, "as mães sentem seus filhos sendo uma parte delas." Eu sou um pedaço desse todo especial que és tu. Queria somente um pouco dessa firmeza que tu tens, essa força, mãezinha, um pouquinho dela para mim...

E o tempo não para! Renato, esta é minha família. Todas as pessoas das fotografias estão dentro dela, o vento não leva embora





21 comentarios:

Dani Brito dijo...

Oi meu habibi, como você está ?
Muita saudade de você...
Nossa como seus irmãos se parecem...rs..são lindos viu? Família muito linda!
E com certeza o seu pedacinho está lá com eles também.
Vá visitá-los sim, é sempre bom.
Beijos e se cuide!

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz dijo...

Momento de sublime emoção ... a família sempre será a nossa referência maior, não importa a distância ou qualquer tipo de indisposição q ela nos proporcione durante nossa caminhada. Linda linda a sua querido, tão bela qto este piázinho ... adoro estar por aqui e compartilhar um pouco de suas emoções ...

bjux

;-)

Unknown dijo...

Oi,

faz tempo que não fazia uma visita, foi bom, me emocionei. A família é tudo que temos, devemos acertar nossas diferenças, muito legal depois de um tempo você pensar nela, e não esqueça, na natureza tudo se transforma, nada se perde.


Abraços

Lumena Oliveira dijo...

Que lindo, lindo, lindo, Hakime!

Encontraste a tua família, momento tão desejado de anos. As parecensas estão aí! És muito parecido com a tua irmã, e a restante família, todos lindos!

Lembras-te da conversa que tivémos? Eu pedi todos os dias esse encontro de família, Ele me ouviu, Deus. Que maravilha!
Agora, vai matar saudades e fica por lá até esgotar essa saudade, porque virás então renovado espiritualmente.

Boa viagem, e te desejo muitas felicidades,

Amiga,
Lumena

Anónimo dijo...

Mon cher

Que coisa boa essa sua viagem virtual em busca da sua família! Eles ttêm caras ótimas - sem falar que o seu irmão é um charme, e que vi que a estrela de David não é coisa só sua. :-)

E a viagem real, quando vai ser?

Beijos e boa sorte!!!

Deb.

Állyssen dijo...

Olá, amigo!
Belíssima postagem!
Emocionei-me...
sem palavras pra descrever...
força pra vc!
beijos!

Unknown dijo...

Oh meu amigo o que posso dizer, se não que estou muito feliz por vc nesse momento, por te reencontrado a familia, por estar perto de visitar eles e começar sua nova vida em um novo lugar com uma pessoa nova, te desejo muita sorte , vc sabe disso, palavras não podem expressar o carinho por ti. Sua família é linda, suas priminhas um encanto, seu irmão se parece com vc, o cabelo, os olhos talvez, e sua mãe.. mãe é tudo né, mesmo qd somos totalmente diferentes e brigamos, ainda é o nosso maior amor. Muitos beijos, obrigada Sheli pelo email carinhoso e desculpa por não responder ainda, te responderei com mais tempo depois e tiro foto do bilhetinho seu para o kotel. Te adoro amigo, mazal tov, beatzlaha! בהצלחה!!!!
אני אוהבת אותך

Déia dijo...

Que linda família vc tem!!

Que momento especial, heim?!!

Estou feliz por você!

bj

endim mawess dijo...

então boa sorte em sua busca mes amis. desculpe o tempo longe desse seu espaço mas estou com problemas de tempo.

Anónimo dijo...

Minha flor,

que bom teres encontrado quem procuras...

Eu acredito sempre em TI!

um anjo

(CARLOS - MENINO BEIJA - FLOR) dijo...

Meu caro amigo. Uma bela família, momentos emocionantes. Muito obrigado pelas doces e sábias palavras em meu blog. Uma pena, como você disse, não pode estar muito frequente. Deixo um grande abraço e votos de boa sorte.

(CARLOS - MENINO BEIJA - FLOR) dijo...

Meu caro amigo. Uma bela família, momentos emocionantes. Muito obrigado pelas doces e sábias palavras em meu blog. Uma pena, como você disse, não pode estar muito frequente. Deixo um grande abraço e votos de boa sorte.

Ká Moraes dijo...

Olá, meu querido.

Sumiste?? Sei como deve ser tamanha saudade dentro de ti. Eu que vejo minha família uma vez por mês, tem mês que ainda não basta. Imagino o seu sofrer. Vá visitá-los!! Não perca tempo.

Beijoooo, e volte a me visitar e se expressar em meu blog.

Tangerina dijo...

Nossa, e eu não fiquei toda feliz quando o vi lá?!
Que bom que está indo lá no meu blog! Que o reencontrou!

=)

Fiquei movida com o escrito e a família toda linda. Me lembra muito um amigo que é do Recife e está perambulando pelo mundo.

Um beijo.

meus instantes e momentos dijo...

que bom ler e ver esse post.
que tudo que tiver que ser, aconteça.
Maurizio

Hana dijo...

Amor meu, achou mai uma da sua familia, euzinha, é isso eu, serei sua irmanzinha com muito orgulho, adorei seu coração, eu li seu coração aki, familia pode estar loinge dos olhos, mas sentimos o cheiro de cada um deles, o calor, o amor, eles emanam esta energia, olha só não esta só tem a mim, uma irmã, adorei aki, te sigo e te persigo tá.
com carinho
Hana

Hana dijo...

se quizer falar comigo, e precisar de um ombro amigo, estou aki no orkut, hanayamkiy@hotmail.com (Eu e os Meus)
com carinho
Hana

Hana dijo...

Querido e doce e puro amigo, eu sou judia, sim minha familia toda é, mas hoje estou apaixonada pela filosofia orintel, do Zen, me atraiu a filosofia oriental, por mostrar o quanto a gratidão é importante por tudo até quando estamos passando por problemas, pois tudo são ensinamentos p/ nossa evolução, crescimento espiritual.Adorei seu carinho mesmo, não se preocupe se não tiver tempo de me visitar em meu blo, ta tudo certo, a minha correria é enorme tbem. Eu desejo que seja muito feliz nesta nova jornada a dois, seu coração é lindo sua luz é divina e agora vai iluminar uma pessoa espcial em sua vida, será tão feliz, pq semeou coisas boas sinto isso, então conherá bons frutos. O que passou de sofrimento sinto que passou, com tudo isso vc cresceu, amadureceu, é como um rio, ele contorna vários obstáculos, antes de chegar no mar, isso Dalai Lama disse, não eu, querido amigo pegeu em minha mão e seguiremos juntos, emanando muita alegrai um para o outro, pessoas que passam pela nossa vida, todas são importante, pois nada é por acaso, cada um temos uma missão, logo saberá a sua, assim deixa transceder o óbvio, tudo fluirá, como o vento. Nada do que temer apenas sentir gratidão por tudo que passa e que passou, assim começa sua missão. Meu carinho estendo de novo, sua felicidade será muito, de várias formas leia nas entrelinha da vida cada resposta que Deus te manda, e quando precisar escute seu silencio, ele tbem lhe dará resposta, medite, como uma prece, escutara a voz do seu destino.
com carinho
Shalon
Hana

Bruno dijo...

Linda mesmo, seu irmão tbm é lindo.

Posso perguntar pq vc saiu de casa?

Bjos!

inside dijo...

oh meu doce, confesso q tb xhorei lendo seu post, q emocionante, espero q vc reencontre seu povo e que o perdão reine no meio de vcs, bjs em ti, benhê ^^

Sandra Gonçalves dijo...

Desejo que regresses logo e sinta em seu peito o amor dessa mãe que certamente te espera e que nunca jamais, tenho certeza, conseguiu adormecer sem pensar em ti.
Sou mãe é sei o que digo.
Bjos achocolatados