A Minha Filosofia

Eu ficarei para sempre com o que disse Zoroastro, grande sábio persa do século VI a.C., que resumiu o que é estar no caminho correto em apenas uma singela frase:

"BONS PENSAMENTOS, BOAS PALAVRAS, E BOAS AÇÕES."

Quero fazer deste princípio o meu viver, incorporar em tudo o que sou a essência desta visão tão simples, para conseguir estar bem com o mundo e comigo mesmo antes de qualquer coisa.

Dicionário

Dicionário Contemporâneo de A à Z

A
AMOR: Procedimento que consiste em complicar a relação, com actos ou palavras, depois de consumada a união carnal entre duas pessoas, tendo em vista que toda cobrança provoca naquele que é alvo dela sentimentos de insegurança e a consequente reacção, o que vai contra o próprio procedimento.

C
CRISE ECONÔMICA: Período em que o Capitalismo, através de mecanismos subtis, assume suposta debilidade em sua saúde para que, com remédios e unguentos amargos para uns e doces para outros, termine fortalecido e mais indiscutível do que nunca. Qualquer tentativa de derrubá-lo com o tempo acaba caindo ela mesma, sendo o Comunismo o exemplo mais conhecido, embora não o único.

D
DITADOR: Político que tem pesadelos com eleições todas as noites. Tem tanto medo de perder o posto, que fará de tudo para se manter nele, por período indeterminado. Figura presente em todo canto na História e que actualmente parece encontrar terreno particularmente fértil para suas pretensões em áreas do globo relativamente atrasadas, como o Oriente Médio, a África e a América Latina. Os ditadores amam a ignorância e o subdesenvolvimento. Com eles, seu caminho se torna menos espinhoso.Também lhes é um obstáculo a menos os momentos em que a sociedade passa por dificuldades. Sem a instabilidade e o receio generalizado, talvez Hitler tivesse permanecido em Viena como um pintorzinho obscuro e Estaline jamais houvesse sido algo mais que um simples camponês da Geórgia. Com o ditador acontece o seguinte: todos vêem seu espectro ameaçador como coisa distante, irreal quase, quando o certo é que ele saiu foi do coração do povo que tiranizou.Seu sucesso se deve a conhecer bem o homem com quem está lidando.

F
FACE: Parte do corpo dos animais que contém os órgãos receptores de sons e imagens, e do orifício comunicativo chamado de boca - também há no corpo outro orifício, raramente usado para transmitir sons em público, muito solicitado para outros fins. Nos humanos, a face funciona como um censor ou medidor de humores, pelo qual o observador interpreta se é ou não o momento propício para se aproximar, quase sempre se encontrando junto de uma máscara. Aparelho ultra-sofisticado, jamais falha, nem mesmo quando o cérebro alheio é levado a crer que seu aspecto X condiz com pensamento igual, quando na realidade é Y. Pelo contrário, é aí que a face é mais eficiente. Armadilha ideal para capturar mentes destreinadas ou ansiosas.

 
G
GALINHA: 1) Ave doméstica bastante apreciada por sua carne e pelo produto provindo dela, que, quando não chega a ser consumido pelo homem ou por alguma raposa, dá origem a outra galinha ; 2) Termo de uso popular referente à pessoa do sexo masculino ou feminino que tem elevado número de parceiros sexuais (ou que o tenta). É sabido que, dependendo do género, a pessoa denominada por esta alcunha pode lançar mão dela para envaidecer-se diante da sociedade ou para criticar sua vaidade.No fim das contas, o destino de toda galinha é ser depenada e ir para a panela.

O H é uma letra presente em muitos alfabetos; desprovida, em si, de grande valor, já que normalmente não tem som. Curiosamente, porém, quando colocada logo após a palavra "hora", refere-se a algo decisivo, algo que para qualquer pessoa ocupa uma posição muito relevante em sua vida naquele instante, e pode ser um grande gozo ou um grande lamento. Esse momento será geralmente rico de todo tipo de som. Uma Hora H é sempre barulhenta.


J
JAPÃO: Assim é conhecido o arquipélago e nação localizada no extremo leste do continente asiático. No Japão, o alimento básico da população sempre foi o arroz e não o pão, que para os falantes do idioma português está presente na constituição de seu nome. Juntamente com Cuba, é o único país do mundo que, tirando uma sílaba, se come o resto.


M
MÉDICO: Profissional que cuida do bem-estar físico e, por extensão, do emocional. Antigamente, como escreveu Montaigne, "seus acertos brilhavam ao Sol, e seus erros a terra os tratava de cobrir." Hoje, com o advento da cirurgia plástica, um erro médico (por exemplo, uma lipoaspiração malfeita na barriga cheia de gorduras localizadas), esse erro corre o risco de, senão matar a pessoa, deformá-la, o que é praticamente tentar assassinar o seu ego. É brutal mexer com o ego. Por isso, a falha será encoberta com roupas e maiô (em Portugal se diz fato de banho), afinal qual mulher ousaria aparecer na praia de biquíni estando com marcas na pele? Porém, não mais ficará impune. Um erro na política, mesmo envolvendo milhões de pessoas, será um dia esquecido, só que um erro médico a envolver um único paciente será lembrado até que este não mais esteja entre os vivos. Por isso, os médicos costumam ser mais responsáveis e confiáveis do que os políticos; até porque o político perderá o emprego se perder as próximas eleições, o médico não.
 
N
NÃO: Exprime negação, renúncia, recusa. É a palavra mais difícil de se pronunciar, não obstante o tamanho reduzido. Dizer não sem antes pensar previamente no seu antónimo, o sim, não é atitude sensata. O não é um sim à necessidade de pensar, e do pensamento à duvida não há mais que um passo. Aconselha-se dar alguns sins antes do não, abrandando assim o seu impacto. Igualmente, recomendável é nunca dizê-lo existindo o desejo de dizer sim, a não ser que isso ajude a obter mais rapidamente aquilo que se deseja. Caso contrário, não. Não dizer não. Experimentes, e vejas como a vida vai começar a mudar.

NOITE: Assume a tarefa de ser a mãe do pensamento, para que o dia possa ser o pai da inacção.

P
POETA: Põe meia dúzia de palavras no lugar onde poderia pôr só uma, para que o sentimento cresça...

POLÍTICO: Ser totalmente à parte. Filosoficamente falando, a vida se divide em três esferas: o pensamento, a acção, e o discurso, sendo a emoção o elo que os une. Nossa existência individual e a coexistência com os demais é definida pelo pensar, pelo fazer e pelo falar. O político foge à essa regra. Seu pensar, que a rigor deveria ser posto no interesse público, normalmente só serve aos seus próprios interesses a ao seu próprio posto. E quanto ao agir e ao falar, o político é o ser falante por excelência, raramente um agente propriamente dito. Cobram acções dos dirigentes aqueles que não são dirigentes, mas o que se aguarda mesmo, com expectativa, são suas palavras. Um político pode ser dos que oficialmente pregam o dever de não apenas fazer o certo, como também de fazê-lo do jeito certo, ou pode ser do grupo dos que acham que os fins justificam os meios e pronto; contudo, para uns e para outros, tanto os seus fins quanto os seus meios são, na maioria das vezes, não acções e sim palavras. Basta citar Fidel Castro, que ficou famoso pela loquacidade de seus discursos, estendidos por horas a fio.
  
PORTA: Invento que permite a passagem através das paredes. Desde que surgiu, mostrou-se tão prática que cada construção erguida pelo homem passou a dispor de pelo menos uma, e há vários tipos dela. O silêncio é uma porta, a porta do consentimento segundo um provérbio berbere. Em virtude do silêncio vir muitas vezes acompanhado de palavras ocasionais, convencionou-se que portas convencionais são pouco adequados para adentrar os recintos pelo fato de serem as mais requisitadas para tal. Assim, a bisbilhotice, que é a porta do conhecimento, preferiu dispor das paredes. Daí o ditado: "As paredes têm ouvidos."


R 
RAZÃO: 1) Causa, motivo. Nada acontece sem razão, nem mesmo a irracionalidade, ou seja, a violência dos seres racionais contra os seus semelhantes. A Razão, como bem lembrou Goya, num de seus quadros, produz monstros quando dorme: El suenõ de la razón produce monstruos, o que nos leva ao segundo significado; 2)Discernimento, inteligência. Característica que permitiu ao bicho-homem, único animal dotado de razão, ser a razão pela qual os outros animais, e junto com eles a Natureza em seu conjunto, teoricamente devam existir pela única razão de servi-lo, de permitir o livre desenvolvimento de sua capacidade de inteligência. Por ser dotado de inteligência, o homem subjugou as formas de vida desprovidas dela, o que não se mostrou uma atitude tão inteligente assim, em razão da fragilidade das coisas. Nem sempre os tribunais do homem punem os crimes do homem para com o homem (que, também, são tantos que nem daria tempo, a não ser que se resolvesse de uma vez por todas guilhotinar a todos), mas o tribunal da Natureza julga eficientemente e executa o veredicto. Por essa razão, o homem terá de aprender a ser ainda mais racional do que já é, raciocinando uma maneira de sofrer menos com os ataques da Natureza, porque esta tem boa razão para atacar: ela apenas contra-ataca.

S
SOLIDÃO: Condição em que não nos basta a companhia do nosso ego e de Deus. Eventualmente, procuramos a companhia da multidão, mero paliativo. A princípio, sob a influência do efeito placebo, nos sentimos satisfeitos com a profusão de vozes e cores, até que, com os ouvidos e olhos cansados, dá vontade de se retirar de novo para junto de Deus e do nosso ego; estes sim estão sempre lá, nos esperando pacientemente. Ao ouvir a voz a perguntar: "E então, o que você trouxe de interessante para compartilhar connosco?", a solidão se transforma em desespero. O problema é que, quanto mais escolhemos, mais somos escolhidos. E a angústia aumenta em milhares de vezes a chance de não encontrar nada, ou de acabar ficando com o pior. A solidão é melhor do que ficar com o pior.

T
TELEVISÃO: É a solidão compartilhada com as massas.
 

TEMPO: É o encarregado de Deus de ser o juiz supremo de todas as coisas. O tempo tudo perdoa, porque tudo condena ao esquecimento.

U
UVA: Fruta cítrica da qual se obtém o vinho. Provavelmente originária do Mediterrâneo, que tem a cultura do vinho bastante difundida. Aonde a uva não chegou, ou chegou com atraso, foram criadas outras bebidas alcoólicas, fermentando as frutas disponíveis. Aliás, em todo lugar nasce frutas, e cada pessoa que nasce parece uma fruta. Uns são bananas, outros são melancias, outros morangos... Mas a uva é uma fruta que se parece com as pessoas, igual ao maracujá: uma uva é lisinha quando fresca, e enrugada quando passa. e as duas variedades de uva e de gente podem agradar ao paladar, apesar de só a primeira agradar a vista.
 
V
VOZ: Durante muito tempo, toda a glória ficou com os olhos. Todos dizem: "Ah, os olhos são as janelas da alma." Só que quem gosta de janela mesmo é ladrão. Ele entra sem você perceber e te toma o que puder carregar (ou foi assim até antes do surgimento das armas de fogo e dos hackers que vasculham a sua conta bancária pela Internet). O meio mais apropriado de saber com quem se está lidando não é olhar nos olhos, é prestando atenção na voz. Os olhos dissimulam. Somente a voz diz a verdade - a voz, não a língua.

Z
ZELO: Característica nossa de cuidado com as coisas que nunca são nossas. Se algo nos pertence realmente, para que zelar? Só cuidamos daquilo que sabemos que podemos vir a perder, ou sermos roubados, ou ir embora, ou ver o tempo destruir. Hoje em dia não há quem não goste de ser admirado pelos outros por se dizer zeloso com aquilo que tem, e ninguém zela por aquilo que é. O ter se tornou mais importante do que o ser. 

No hay comentarios: