A Minha Filosofia

Eu ficarei para sempre com o que disse Zoroastro, grande sábio persa do século VI a.C., que resumiu o que é estar no caminho correto em apenas uma singela frase:

"BONS PENSAMENTOS, BOAS PALAVRAS, E BOAS AÇÕES."

Quero fazer deste princípio o meu viver, incorporar em tudo o que sou a essência desta visão tão simples, para conseguir estar bem com o mundo e comigo mesmo antes de qualquer coisa.

miércoles, 2 de diciembre de 2009

Genocídios Nunca Mais!

Olá a todos. Como havia prometido, volto a postar com mais frequência agora, e tem algo que quero muito dizer.
Desde o começo deste blogue, venho falando sobre as atrocidades cometidas na época da guerra que opôs muçulmanos e sérvios na Bósnia. Vocês podem ver alguns textos aquiaqui e aqui.


No passado 26 de outubro do corrente ano, começou em Haia o julgamento de Radovan Karadžić, importante personagem nos episódios trágicos daquele conflito que ocorreu entre 1992 e 1995 na Antiga Iugoslávia. Ele era o líder político da população sérvia da Bósnia, e sob o seu domínio, houve uma tentativa de exterminar naquela região qualquer pessoa que não fosse sérvia, e morreram centenas de milhares de seres humanos, muitos deles vítimas de massacres coletivos. Apesar dele ter se recusado a depor, alegando não haver ainda terminado sua defesa (que ele próprio elabora), a continuação do processo está prevista para março de 2010. Já faz mais de um ano que Karadžić encontra-se preso em Haia, na Holanda, pelos crimes que o Tribunal Penal Internacional espera condenar.
Pois bem, o julgamento prosseguirá lentamente, mesmo com os empecilhos, porém agora as pessoas já não se importam mais em saber de justiça. Li num portal da internet o seguinte: "Segundo uma reportagem da Rádio Nederland, os sérvios e muitos muçulmanos bósnios perderam interesse pelo ex-líder
– estão cansados de olhar para o passado. Só os muçulmanos bósnios que foram vítimas da brutalidade sérvia irão assistir cuidadosamente a este julgamento. Para eles, a guerra ainda é muito presente. Adianta a reportagem assinada pelos jornalistas holandeses Hermione Gee e David-Jan Godfroid que os primeiros dias de julgamento serão transmitidos extensivamente na Bósnia e na Sérvia – como aconteceu com o julgamento do ex-presidente jugoslavo Slobodan Milošević, os canais de televisão deverão abandonar rapidamente as transmissões ao vivo porque as pessoas estão cansadas da guerra e querem esquecer este episódio triste."
- a matéria completa pode ser lida aqui -
Não é vergonhoso que ninguém pense no passado? Ainda mais em se tratando de um passado tão recente! Acho que punir criminosos de guerra e genocidas é um ato simbólico, uma maneira de se demonstrar que esse tipo de atitude não é bem vinda no seio dos povos. Mas, se os próprios povos afetados por essas tragédias preferem se esquecer delas, o que dizer então do resto do mundo?


Para quem não sabe, existe hoje um genocídio (ou seja, o extermínio de um povo) que está em curso, e é no Sudão, na área do Darfour, oeste do país. Lá, o governo incentiva milícias armadas de árabes a atacar, roubar e matar os pastores fouris, bem como as outras etnias não-árabes, ocupando cada vez mais seu território e condenando os sobreviventes a viver em miseráveis campos de refugiados. Ninguém faz nada para evitar! Onde estão os homens que mandam neste planeta na hora em que se precisa deles?

******************************* 
Selo
Recebi este selo do Eduk, do blogue Desarticulando; na verdade não é bem um selo, mas sim um "sinal de amizade", nas palavras do próprio Eduk:
"Amizade não se compra, se conquista! A amizade permanente não se compra e não se vende, não se ensina e nem se aprende, nasce e morre com a gente. Amizade é um sentimento, que chega devagarinho pelos atos, pelo carinho, pela lembrança... E na net não é diferente, você visita um dia um blog, gosta, volta... E assim vai crescendo o número de amigos, das atenções recebidas e dos carinhos ganhos."
Eduk, espero que nossa amizade, que é um tanto nova, possa crescer e se desenvolver com o tempo. Gosto muito da companhia de gente inteligente e fina como tu és. Um abraço! Fica aqui, a todos que passarem, a mensagem acima, com meus votos de que voltem sempre. Obrigado pela presença.




                   

24 comentarios:

Eduk dijo...

posso sim te ajudar a colocar musica, qndo tiver um tempinho a gente se fala por msn? klismamn@hotmail.com
abraços

UN VOYAGEUR SANS PLACE dijo...

Claro que sim, se Deus quiser! Fico feliz em apareceres por aqui. Até.

VASCODAGAMA dijo...

QUANDO SERÁ QUE O MUNDO VAI TER PAZ??
PENA QUE SÃO OS INOCENTES A PAGAR AS INJUSTIÇAS DE QUEM MANDA...E QUE NÃO SABE MANDAR....
ABDOUL ADMIRO MUITO VOCÊ

BEIJO DA PORTUGUESA

Daniel Savio dijo...

Não é apenas no Sudão, muitas nações africanas tem guerras tribais, que chegam a ser genocidios...

Isto é triste para história da raça humana...

Fique com Deus, menino Hakim.
Um abraço.

UN VOYAGEUR SANS PLACE dijo...

Sonhadora:
O mundo terá paz quando os pais amarem os seus filhos ao ponto de ensiná-los que tornar-se adulto é muito mais do que trabalhar, constituir família e lutar pela posse de dinheiro e de bens. Só haverá paz quando os pais amarem seus filhos tanto, que desejem que eles se respeitem entre si, respeitem aos próximos e a todas as pessoas deste mundo, porque cada um é cada um e deve-se buscar o respeito sempre. Acho que é isso que nos leva ao mundo adulto: conhecer o respeito, para conosco e para outrém. As crianças são o futuro do mundo. Que exemplos estamos a dar-lhes?

Obrigado pela visita, querida, voltes sempre.

UN VOYAGEUR SANS PLACE dijo...

Daniel Savio:
É mesmo, na atualidade esta é a realidade de muitas nações daquele continente, onde vira e mexe pode explodir uma guerra. Citei o caso específico do Darfour devido à intencidade e duração daquele problema. Obrigado por lembrar.

Eugenia Pura e Simplesmente dijo...

Muito interessante sua matéria sobre genocidio,é uma pena que muita gente tape os olhos para essas questões, finjindo que nada acontece.

Victor Gil dijo...

Realmente não se devem esquecer as atrocidades do passado. Lembrar às novas gerações, que o passado não foi fácil para os seus pais e avós.
Nuca se deve esquecer.
Um abraço
Victor Gil

UN VOYAGEUR SANS PLACE dijo...

Eugênia:
As pessoas que tapam os olhos, são das duas uma - ou as sem cultura e senso crítico suficiente para avaliar sua própria identidade como seres humanos, ou são do partido dos que já fizeram essa avaliação, e não se identificam com as vítimas, talvez quem sabe por ver essa crueldade latente nelas mesmas.

UN VOYAGEUR SANS PLACE dijo...

Victor Gil:
A visita foi muito bem acolhida, sabes? Voltes mais vezes, para comentar no meu espaço, se tiveres tempo.
Concordo 100% com tuas palavras. Uma pessoa que não tem passado não tem nada, pois a vida com apenas presente e futuro é incompleta, não é vida. Uma pessoa que não sabe de onde veio, saberá ela para onde ir? Acho que não...

VASCODAGAMA dijo...

Oi Abdoul....Obrigada pelo comentário....
Amamos...é no presente...
Amámos é no passado...
BEIJO DA PORTUGUESA

Natália dijo...

Muitas e muitas vezes tenho impressão que é o fim do tempos, que o mundo está acabando, sei lá, temos que ter esperança de melhoras....eu acho....novidades de LF chegando hein, n perca, a menina se transformou agora no finalzinho.

Alía Mateu dijo...

Por suerte el portugués se parece al castellano, y es fácil leerte.

Que bien que alguien a través del pacífico me lea.. que sensación más rara y buena a la vez!

Ahora lo intento en tu idioma (con ayuda del googletraductor)

Felizmente, o Português é como o castelhano, e é fácil de ler você.

Como pensativo que alguém do outro lado do Pacífico leio .. Nesse sentido mais raros bons em um tempo!

Déia dijo...

Uau, virei sua fã!!! incondicional... eu tenho o dom ?? Vc que tem!!! rsrsrs

Eu tenho a resposta : eles estão "inventando" novos jogos de guerra qdo precisamos deles!

Qualquer tipo de extermínio, preconceito e guerra, são lamentáveis!

Seria tão mais inteligente se sentassem e discutissem certas coisas...

Mas nem sempre o ideal se encontra com o real!

ps - eu tb não bebo rs

bj

AFRICA EM POESIA dijo...

Adorei a tua visita.
E o teu blog .sei que vamos ficar ...AMIGOS


Hoje outro dia especial O meu livro de Natal já "nasceu".
Um livro é um pouco de nós este é o meu 6º livro..
Esta Poesia é diferente è também um grito para que Natal seja todos os dias.. Acredito que este Natal vou vender muitos...


Agora deixo um beijinho e...


A VIDA ESTÁ...


A vida está Aqui neste lugar
A vida é tudo isto que tú vês...
A vida é este rio que corre devagar...
A vida é esta lua que te enfeitiça...

...E neste lugar que é mágico...
...Que te deixa ver tudo que quer
...Em que deixa o rio molhar-te os pés...
...E que a lua te beija quando queres...

Sentes e terás a certeza desta vida...

A vida que corre tão depressa...
A vida que nos faz rir, mas também chorar...
A vida que nos deixa amar intensamente...
A vida que tudo dá e tudo tira...

...E nesta vida sempre a correr...
...Quando rio quando me apetece chorar...
...Porque tenho amor e muitos sentimentos...
...E encontro um pedregulho no caminho...

...E então... volto para trás...
...Tenho que dar a volta ao pedregulho...
...E ir para outro lugar...
...Mas contorno-o, vou e rio...

Porque tu vida, gostas de complexidade...

Tu vida sabes a força que tens...
Tu vida deixas que os teus braços nos envolvam...

E nós... deixamos que eles nos envolvam...
Nos abracem e nos deixem sonhar...

LILI LARANJO

Anónimo dijo...

http://blogdarua9.blogspot.com/

André Agui.
É deprimente que tenhamos que nos defrontar com essa pergunta. No curso normal da vida, todos teriam a ciência exata do que é Amor. Mas entendo que na realidade ninguém saiba – ou viveu muito pouco - o que é amar o próximo. Parece que dói fazer o bem ou tentar resolver tudo por diretrizes menos violentas. Lamento muito por isso! Mas apesar de tudo eu ainda acredito no homem. Tenhamos fé! O amor ainda não se tornou uma ficção! Um grande abraço meu amigo Abdoul!

Wanderley Elian Lima dijo...

Olá menino, tomara que esta matança de seres humanos um dia termine para a felicidade de todos nós.
Obrigado pela visita ao meu blog e pelo comentário.
Abração

VASCODAGAMA dijo...

OI ABDOUL,OBRIGADA P"LO COMENTÁRIO,NO M/BLOG...PENSO QUE A FELICIDADE SO é CONSIDERADA COMO TAL, SE EXISTIREM TODOS OS INGREDIENTES NECESSÁRIOS...
MEU FILHO AINDA NÃO VEIO, E COMO ESTA A TUA MÃE ???

BEIJO

VASCODAGAMA dijo...

ACABEI DE LER O TEU COMENTÁRIO...OBRIGADA,TE ADMIRO E RESPEITO MUITO; TORÇO PARA QUE CONSIGAS CASAR AQUI EM PORTUGAL E QUE VOCÊS SEJAM MUUUIIIITTTTTTOOOOOOOOO
FELIZES; DEMORA A ABRAÇARES TUA MÃEZINHA, E VISSE VERSA;MAS VOCÊS SABEM ESPERAR...E SABER ESPERAR é UMA GRANDE VIRTUDE;
EU TENHO DOIS FILHOS MARAVILHOSOS SÃO UM PEDAÇO DE MIM....NÃO PORQUE SOU A PROGENITORA...MAS SIM PORQUE SOU A MÃEZINHA QUE ELES AMAM MUITO;
SER MÃE OU PAI,NÃO é QUEM FAZ, MAS SIM QUEM SABE AMAR E DAR BOA EDUCAÇÃO; EU SO VOU SENTIR O ABRAÇO DE MEUS FILHOS, EM AGOSTO;;;MAS ABRAÇA-LOS EU FAÇO-O...SEMPRE QUE ME DA VONTADE, PORQUE ELES ESTÃO SEMPRE JUNTINHO A MIM...

BEIJO DA COTA PORTUGUESA

Unknown dijo...

Abdoul, muchas gracias por visitar mi blog,yo tmabien visito el tuyo aunque el idioma me tiene un poco condicionado para disfrutar de todo lo bueno que escribes.
Me pone muy contento que tengas tantos comentarios, eso habla muy bien de ti.
Amigo te manod un abrazo y hasta pronto.

NUMEROLOGIA E PROSPERIDADE dijo...

Antes de mais nada estou aqui para agradecer a visita e seu comentário tão significativo para mim. Eu ando um pouco ausente, minha conexão anda péssima, lentíssima - perco muito tempo para abrir os blogs, os mais carregados eu até desisto. Como já havia dito, eu moro dentro de um pedacinho da mata Atlãntica e o sinal aqui é muito dificultoso. Além do mais, com toda essa chuva que tem caído tenho mantido o meu computador desligado por conta dos raios, já queimei uma televisão por causa disso, aqui não tem pára-raios ( agora vê, acostumada com cidade grande, achei que no mato poderia existir um pára-raio - só eu mesma). Espero que compreenda as diversas limitações de quem escolheu viver no mato.
Hoje eu trago a lenda da cidade de Jericoacoara lá no Ceará. Uma belíssima cidade, mas que possui uma lenda sinistra....
A medida do possível vou colocando as histórias, com a lentidão de sempre.
FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... agradece mais uma vez a sua visita esperando que volte sempre.
BOM DOMINGO.
Saudações Florestais !
http://www.silnunesprof.blogspot.com

Marcia dijo...

Olá Abdoul!
Gostei muito do seu blog! Percebe-se que você é uma pessoa sensível e com sentimentos nobres, acredito que ficaremos amigos! Desejo-te tudo de bom.
Obrigado pela sua visita.
Grande abraco,
Márcia

Natália dijo...

Querido, desculpe, mas faz sim todo o sentido um psicólogo buscar o outro, como saberemos se estamos sendo assertivo, se o que estamos apontando é do cliente ou se não é nosso? Existe projeção e introjeção, é complicado....mas somos instruídos a sempre fazer terapia, é como um médico, como ele pode tratar seus pacientes se está doente, entendeu?

Na minha classe tem 50 alunos e somente 10 são homens, mas a procura por profissionais homens é cada vez maior....

Tb achei o sr Veríssimo um pouco racista na primeira vez que li o texto, mas né...

Já tem um novo post gigantesco de LF, se tiveres paciência de ler, fique a vontade.

Cor de Rosa e Carvão dijo...

Eu de novo...

Hakime, querido. Eu procuro n julgar ninguém. Tem muitas coisas que n conheço nesse mundo e outras que nunca vou entender, como a guerra santa e assim por diante.

O que sei é que as pessoas cansam. Cansam de lembrar de um período de dor, de que nem pensassem que sobreviveriam. Cansam de lutar por justiça, num Mundo onde só ladrão de galinha tem vez pra ser preso. Cansam de manter seus direitos, qdo o cara ao lado,insiste em passar a linha divisória.

Nessa época da minha vida, eu estava entrando para a universidade, mas ainda não entendia o que acontecia em países africanos, da ásia, do oriente médio. Era politcamente e culturamente ignorante. Hoje continuo assim. Mas aprendi um mínimo para saber que tem povos que lutam, lutam; ora vencem, ora perdem. Tem outros, que precisam lutar e nem tentam, sempre perdendo e exigindo respeito.

É um mundo difícil esse que a gente vive. Mas temos que aprender a lidar com ele. Rogo que seja sempre pelo caminho bem...