A Minha Filosofia

Eu ficarei para sempre com o que disse Zoroastro, grande sábio persa do século VI a.C., que resumiu o que é estar no caminho correto em apenas uma singela frase:

"BONS PENSAMENTOS, BOAS PALAVRAS, E BOAS AÇÕES."

Quero fazer deste princípio o meu viver, incorporar em tudo o que sou a essência desta visão tão simples, para conseguir estar bem com o mundo e comigo mesmo antes de qualquer coisa.

miércoles, 28 de abril de 2010

Junto ao Muro

Junto ao Muro 

A minha voz ecoou junto ao muro
Num dia de calor e de sol, uma manhã iluminada.
Um bilhetinho meu lá ficou, minha voz petrificada!
Talvez uma janela aberta para um novo futuro...

Minha voz parou no tempo.
Não sussurrou nem gritou, apenas roçou uma brecha, 
Um vão entre as rochas do passado mais antigo
Que ainda vive em mim e que não se fecha.

 Jerusalém retratada num quadro do pintor israelense Yaacov Gabai (1937 -)

Estou muito feliz por ter tido um pedido realizado pela amiga Deborah Zanioli, do blogue Doce Vida Dura. Ela colocou no Muro das Lamentações, na Cidade Velha, em Jerusalém, um papelzinho com meus desejos a Deus. Posso dizer que hoje foi o dia em que a minha voz, a voz das letras de cor preta gravadas no puro branco do papel, ela foi passear junto ao Muro das lamentações. Não é o máximo?!

Gente de todos os cantos do Planeta visitam o Muro, que é a única lembrança que resta do Templo de Herodes, aquele que foi destruído pelos romanos no ano 70. Antes disso, já tinham ali erguido o Primeiro e o Segundo grandes templos judaicos. Quando o imperador Tito mandou que derrubassem o Templo, permitiu que um pedaço dele permanecesse de pé, como uma lembrança amarga de que Roma tinha derrotado a Judeia, e é por isso que o local recebe o nome de Muro das Lamentações (Muro de los Lamentos, Mur des Lamentations, Wailing Wall, Klagemauer, Klaagmuur etc), embora em hebraico a palavra seja "Muro Ocidental", pois este era o lado do Templo em que ele estava. Quando se visita o Muro das lamentações, é costume deixar entre os espaços das pedras um papelzinho dobrado onde a pessoa escreve seus desejos, na esperança de que sejam realizados um dia. Tem quem peça o cumprimento das promessas da Bíblia, tem quem peça ajuda financeira ou a resolução de algum problema de saúde, ou a conquista de um grande amor... pode-se pedir qualquer coisa lá, diante do enorme e majestoso Muro, que com fé pode ser que vire realidade.
 
Aqui, uma fotografia que a Deborah tirou, ao visitar o Muro das lamentações, hoje (28/04/2010) 

Eu pedi a Deus paz para mim e para o mundo, e em particular a realização de um sonho que eu tenho há muito tempo e que ainda sonho, cada dia com menos esperança, mas com igual carinho.
Possa O Eterno me ouvir e encher o mundo todo com a sua Luz, que conforta aos corações e traz vida aos lugares onde antes era escuro e vazio. Amém.

 
Ela com meu bilhete                                   O bilhetinho no Muro

19 comentarios:

Daniel Savio dijo...

Pedido menino, muito bonito...

Fique com Deus, menino Hakime.
Um abraço.

RENATA CORDEIRO dijo...

Gostei muito. Muito mesmo.
Meri, mon ami.

"A ausência total de fardo faz com que o ser humano se torne mais leve do que o ar, o faz voar, afastar-se da terra, do ser terrestre, torna-o semi-real e os seus movimentos tão livres!"

A Insustentável leveza do ser, Milan Kundera

Beijos
Estou melhor, voltei; agora eu tenho de sair.
Durma bem.

Unknown dijo...

Amigo querido,

Que poema lindo, me encantou com suas palavras, simplicidade e ao mesmo tempo tão complexo. Lindo mesmo, parabéns poeta!

Acho interessante que algo tão pequeno para uns possa ser algo tão grande a outros, e saiba que eu fiquei feliz em poder fazer algo pequeno mas que tenha ajudado vc a se sentir um pouco melhor. Beijos meus!

UN VOYAGEUR SANS PLACE dijo...

Daniel:

Se soubesses do meu sonho, irias dizer que é ainda mais bonito...

Renata:

Obrigado, e que tu tenhas um bom sono também. De noite eu trabalho, então durmo apenas de dia. A citação do Kundera eu não lembrava, embora tenha já lido o livro e relido-o. Merci!

Debor@ah:

Todá rabá! Muito obrigado, minha chaverina querida. Dizes que é algo pequeno ir até o Muro das Lamentações? Isto porque para ti felizmente é mais fácil. Mas, juro que se eu morasse em Israel, ia rezar e por eu mesmo meus próprios bilhetinhos em cada oportunidade que eu tivesse. Para mim é uma grande alegria, e faz parte da história da minha vida, com certeza. Serei eternamente grato a ti por este mimo.

UN VOYAGEUR SANS PLACE dijo...

Ai Deborah... agora a reler o teu comentário, me bateu uma vontade de chorar sabia!

UN VOYAGEUR SANS PLACE dijo...

Pronto. Chorei!

Visão dijo...

Que seus sonhos se realizem, querido.
É bom sonhar, mas tam´bem é válido correr atrás do que queremos. Acreditar que essas coisas possam acontecer e fazê-las acontecer. Essa é a base.
Uma conversa entre amigos [posso te chamar de amigo?]
- Me empresta um pouco a tua fé?
beijão.

ps. não se preocupe com o qeu vc escreveu, eu tb sei perder o controle e falar o que penso. não recrimino. Bjo

Visão dijo...

Então, eu jah havia te add em meu msn, embora nunca o encontre por lá. O meu é. tsuguaaugust@hotmail.com
Se ser gay por aqui já é difícil, imagina sendo muçulmano e vivendo na comunidade. Admiro a sua coragem, viu!
"Eu acho que somos parte de uma sabedoria superior que jamais entederemos.Uma ordem superior. Chame-a do que quiser[...] Ele não pune. Ele não recompensa. Ele nem mesmo julga. Ele só é. E também somos nós. Por um pouco de tempo"
Preciso me exorcisar e me livrar dos dogmas cristãos, estes que me acompanham desde o meu nascimento.

Vanessa Souza dijo...

É sim, um interessante ato simbólico.

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz dijo...

Que os seus pedidos e sonhos possam se concretizar ... AMÉM ...

bjux querido ...

PS: kkkk qto ao pedido de sugestão de marcas vai lá ... OB é uma marca digna ... kkkkk

;-)

Desarranjo Sintético dijo...

Olá!

Poema lindo!
Espero que seus desejos sejam realizados, só de saber que eles estão rodando o mundo e que você não pensou apenas em você, já acho que merece receber o que pediu, porque hoje em dia cada vez mais as pessoas pensam apenas em si mesmas.

Abraço.

Fábio.

Dil Santos dijo...

Oi Abdoul, tudo bem?
Menino, deve ser incrível lá heim? Espero de coração que Deus possa atender seus pedidos.
Então, quem é que pode ver o amanhã? Apenas Deus com toda sua sabedoria, mas é algo que nós mortais ñ saberemos jamais, rs.
Desculpa a demora em responder, mas tava numa correria daquelas, rs

Bjo
:)

Fernanda dijo...

que lindo,fico feliz por você.e tenho certeza que Deus vai te responder.

Unknown dijo...

Amigão,

Não sei se fico triste ou alegre de ter te feito chorar, espero que tenha sido de alegria. Só desejo a sua felicidade e se forem lágrimas de alegria, então pode chorar um rio inteiro ahah Bjss

Visão dijo...

Ei, Tenho um selinho para você me meu blog.
Bj

Ruby dijo...

Tenhos amigos que vão no fim do ano a Israel, vou mandar o meu. Muito obrigada pela indicação e o selinho, desculpe a demora em pegar, é que atualizei agora, mas é muito simpático de sua parte.

Fernanda dijo...

ps: eu fechei o meu blog,para o publico,as sempre que possivel passo aqui.

Nathália Azevedo dijo...

Obrigada pelas visitas! :D *-*

Adoro o seu blog, cara, sério!

Beijos

Rafael Sperling dijo...

E aí,
Poxa, que legal que você teve a oportunidade de deixar seu bilhetinho lá... espero que o que você pediu se realize!
abraço